sábado, 28 de março de 2015

Filtros de ar esportivos para motos

Saiba mais sobre o uso de filtros de ar esportivos... 
A troca de um filtro de ar da moto pode fazer algumas diferenças, inclusive nos custos de manutenção. Um filtro de ar esportivo, normalmente custa aproximadamente 2 vezes o preço de um filtro de ar normal, as vezes pouco mais ou menos, mas seu uso compensa a longo prazo, uma vez que os filtros de ar esportivos são laváveis, não requer substituição. A marca mais conhecida é a K&N. 


Filtros de ar esportivos da K&N

Nas motos com injeção eletrônica o uso de filtro de ar esportivo não requer nenhuma regulagem, basta substituí-lo pelo original. Já nas motos carburadas, pode ser necessário alguma regulagem para equalizar a entrada maior do fluxo de ar. 
Nessa matéria todos os comentários são focados no uso do filtro de ar esportivo em motos com injeção eletrônica, ok? 
Para começar a conhecer melhor os filtros de ar esportivos, é primeiro necessário entender algumas particularidades dos motores, afinal o filtro de ar esportivo tem como finalidade, além de gerar futuras economias (com a sua não substituição),  melhorar o desempenho do motor. 
No motor o fator que limita o desempenho da potência é a mistura ar/combustível, então para um motor ter mais potência, precisamos aumentar inicialmente a entrada de ar dele. Como já deve ser de conhecimento de todos, o motor funciona pela queima de combustível, ou seja, ar/gasolina.
Um fato curioso, é que a maioria dos sistemas de I.E. (Injeção Eletrônica) trabalham com uma margem de “folga”, eles tem a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que o ar que o motor (até então original) consegue admitir.
Se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a própria I.E. dele (original) vai sim dar conta do recado mantendo a mistura correta, logo o motor vai ganhar mais potência, sem precisar fazer o remapeamento de chip, afinal como explicado acima, a I.E. manda mais combustível do que o motor aspira de ar, logo quando colocamos um filtro de ar esportivo a própria I.E. mantém a mistura ar/combustível correta, então não é necessário fazer mais nada além do filtro de ar.


Filtro de ar original e esportivo da moto Honda Transalp. Fotos pelo motociclista Marcos/DF.

Veja, o uso de filtro de ar é obrigatório para o bom funcionamento da moto/motor, visto que se no mesmo entrar poeira, irá lhe gerar um prejuízo enorme, por isso, não é aconselhável retirar o filtro de ar, para que tenha mais entrada de ar no motor e tecnicamente mais potência. O aconselhável, para aqueles que buscam melhorar um pouco a performance da potência da moto, é o uso de um bom filtro de ar esportivo. Mas, salientamos que essa melhoria de performance é pequena, não mais que 3% e na maioria das vezes não perceptível pelo piloto, ao menos para aqueles que usam suas motos, principalmente, para viagens. Outro benefício que pode ocorrer é uma pequena economia no consumo de combustível. 
Conforme o modelo da moto a troca do filtro de ar é bastante trabalhosa, podendo ser necessário além de desmontagem de parte da carenagem, a retirada do tanque de combustível. É aconselhável sempre consultar o seu mecânico de confiança. 
Aproveite e leia essa matéria sobre uso de velas iridium
Outra matéria sobre uso de filtro de ar esportivo que pode agregar informações para você é a abaixo:
Uso de filtro de ar esportivo numa moto modelo Yamaha XT 660 com teste de dinamômetro - clique aqui
 Fonte: RockRiders.com.br 


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