sexta-feira, 27 de março de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

RACIONAR E QUESTIONAR PODE LEVAR À DEPRESSÃO!

Vamos raciocinar um pouco e trocar questionamentos. A Transposição, prometida por tantos? Não vai sair tão cedo. As obras paralisadas, quase uma centena só na Capital, além de  dezenas em outras regiões do Estado? Afora as promessas que se repetem a cada três meses, praticamente nada andou. A iluminação sobre a ponte do rio Madeira? Zero. A buraqueira que tomou conta de Porto Velho e várias cidades do interior? Vai ficar no mesmo lugar em que está, durante longo tempo. E a saúde pública? Melhorou aqui e ali, mas no geral, burocratizada e lenta, nunca consegue acompanhar nem de perto as necessidades da população, sem falar na generalizada falta de competência e gestão, com exceções, é claro! Mas e a educação? Do que depende do governo federal, vai de mal a pior. As universidades estão. no geral, em condições de pré falência e sobrevivem quase que por milagre. No Estado há alguma evolução, mas ainda longe do ideal. No município, o mesmo quadro. Não é um quadro negro, mas ainda não passou do cinza, com o perdão do trocadilho. Mas tem muito mais: as cheias que assolam populações inteiras. E vão continuar a fazê-lo por longos anos.
No quesito enchentes, a mídia reproduz, há anos, a queixa das administrações e principalmente dos moradores, geralmente os pobres e muito pobres, que sempre sofrem mais do que quaisquer outros. Será que em mais de meio século de cheias seguidas, só para se falar no período em que Rondônia mais cresceu, não teria sido possível amenizar ao menos o problema? Quantos outros 50 anos terão que se passar para que haja uma ação efetiva? Quem não sabia que as enchentes são anuais e, por vezes, destrutivas? Todos nós sabemos a resposta. E é isso que entristece. Nem sempre é bom raciocinar e trocar questionamentos. A gente acaba entrando em depressão!
 RICOS E POBRES - Por aqui, ricos e pobres sofrem os mesmos problemas, hoje. No centro de Porto Velho, na famosa Figura A, área central , ao menos 20 mil pessoas estão ameaçadas de perderem tudo o que construíram a vida toda, porque a União complica para entregar a a elas. Na zona sul, duas mil famílias de gente muito pobre, terá que deixar o local chamado de Bairro Dilma Rousseff, porque ocuparam terras onde terá que ser construída a central de tratamento de esgoto da região. Ou seja, uma parte das "zelites" e outra da pobretada, estão correndo os mesmos riscos.
 "DIREITOSZUMANOS" - Decisão judicial se cumpre! Ditado antigo e sábio. Mas pode-se discordar. É o caso da sentença que impede revista íntima nos presídios, que os defensores dos direitos dos criminosos, conseguiram fazer com que até o Judiciário chamasse de "vexatória", A decisão obriga o Estado a criar mecanismos eletrônicos de revista, o que nunca será feito, porque todos sabem como as coisas funcionam neste país. Então, mesmo vários magistrados reconhecendo que sem a revista às mulheres, o risco de entrada de drogas, armas, celulares nos presídios vai aumentar muito, a prioridade é os "direritoszumanos". Só deles, porque nós, gente do bem, que nos ferremos!
 RIR PRA NÃO CHORAR - Sobre o mesmo tema, lembremo-nos de uma promessa, feita há  muitos anos, de que todos os presídios brasileiros seriam protegidos com equipamentos que impediriam o uso do celular. Como se escreve nas redes sociais: kkkkkkkkkkkkkkk. Trataram-nos outra vez como idiotas, porque não há no país mais celulares negociados do que dentro das cadeias. E é com eles que os criminosos continuam comandando a violência aqui fora, mandando matar, planejando assaltos e aplicando golpes. Sobre isso não há qualquer decisão judicial, obrigando os governos e implantar o sistema que não permite ligações por celular dos presídios. Lamentável!
 CASSAÇÃO E RECURSOS - Até esta quarta-feira, a coligação "Muda Rondônia", do ex-senador Expedito Júnior, tem prazo para contestar a defesa feita pelos advogados do governador Confúcio Moura e seu vice, Daniel Pereira, sobre os motivos que levaram o TRE a  cassar o mandato de ambos. A situação no tribunal local, ouve-se nos bastidores, não parece ser positiva para a dupla governista. Mas há ainda um longo caminho a percorrer. Se os recursos de Confúcio e Daniel não forem aceitos aqui, eles ainda terão outras alternativas, no TSE. E não se sabe o que vai acontecer. Há sim um clima de insegurança política no Estado, desde a decisão do TRE.
 RISCO DE ISOLAMENTO - As obras nas coxas, como costuma fazer o Dnit na BR 364, só pode resultar em problemas como os que ocorreram - de novo - com queda de parte da rodovia, causando um grande risco para motoristas e podendo isolar Rondônia do resto do país. Dessa vez, uma enorme cratera se formou  em Ariquemes, perto do acesso a Alto Paraíso. A erosão, causada pelas intensas chuvas da região, avança há dias sobre nossa principal estrada. Enquanto forem realizadas obras paliativas, como até agora, Rondônia  e Acre sempre correrão o risco de isolamento do resto do Brasil. Qualquer leigo sabe disso, menos o Ministério dos Transportes e o Denit.
 PERGUNTINHA  - Depois que o prefeito e o vice de uma cidade do interior do Rio foram flagrados recebendo propina (o titular foi cassado e o vice o será), não dá uma tristeza saber que a população vota neste tipo de gente?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário