segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Saiba como tratar a insegurança que pode interferir na vida profissional e social

Quem nunca se sentiu incapaz, que é menos do que os outros e nunca vai conseguir alcançar uma meta? Esses sentimentos de insegurança podem interferir na vida profissional e social. A insegurança do indivíduo negativamente colocando até o bem estar em risco. A partir do momento que a pessoa deixa de fazer algo por medo isso contribui para o aparecimento de problemas de saúde.

Segundo a psicóloga e coach Marcella Almeida, a insegurança pode atrapalhar o indivíduo na hora de tomar uma decisão. "Ele começa a colocar empecilhos no seu caminho e acredita que a todo momento que está sendo criticado. Isso diminui a confiança em si mesmo gerando medo e insegurança. Esse sentimentos ainda podem se agravar e fazer com que a pessoa assuma novos medos como de dirigir, fazer uma apresentação no trabalho, enfrentar opiniões e as vezes até ingressar em um novo emprego, numa nova carreira etc", afirma.

A insegurança também pode fazer com que o indivíduo não se considere apto de ser feliz ou realizar os seus sonhos. "Entendo que a insegurança faz com que o individuo tenha medo de vivenciar a felicidade, e assim desenvolve crenças e valores de que não é feliz e a partir daí cria diversas situações que possam bloquear os sentimentos de satisfação", explica a psicóloga.

Como identificar a insegurança? Esse sentimento pode ser notado quando a pessoa se sente incapaz de realizar determinada tarefa mesmo estando capacitado para a função. "A insegurança é quando a pessoa não consegue desenvolver determinada ideia, por exemplo, durante uma apresentação o individuo tem todo  o conhecimento sobre o assunto, mas na hora de apresentar o projeto ela se sente incapaz e não consegue falar", esclarece a especialista.

Ou ela pode se manifestar de outra forma, como sentir a insegurança ao puar assunto com alguém numa festa, ir à academia ou fazer qualquer atividade. A insegurança pode surgir na vida do indivíduo por diversos motivos. Se for severa pode haver necessidade de tratamento para que a pessoa consiga levar a sua vida em diante. "O tratamento indicado é a psicoterapia que consiste no desenvolvimento de habilidades para que o indivíduo consiga ligar com seus medos e alcançar o seus objetivos", sugere Marcella.

Durante a sessão, o profissional também irá tratar o medo psicológico em se expor para ir aos poucos perdendo a insegurança.  É possível que o paciente está lidando melhor com esse sentimento quando ele apresentar sinais de mudança, por exemplo, conseguir fazer uma apresentação no trabalho, iniciar um relacionamento sem colocar empecilhos e aprender a administrar os seus sentimentos diante de algumas situações", conclui a psicóloga.

Fonte: Fonte: Jornal O Estadão do Norte


Um comentário:

Postar um comentário