sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O MERCÚRIO MATA. E ELE ESTÁ VOLTANDO COM O GARIMPO
Ou há uma cegueira generalizada ou as autoridades responsáveis têm sido complacentes? A verdade é que garimpeiros continuam extraindo ouro do rio Madeira, a maioria trabalhando escondida, à noite, mas pelo menos duas dezenas de balsas e dragas durante o dia, como se estivessem praticando uma ação legal e não cometendo um grave crime ambiental. Muito perto do centro de Porto Velho, na área do Cai N´Água, do outro lado do rio, tudo é feito às claras, sem qualquer reação. Voltou-se a jogar mercúrio em profusão no Madeira, que já foi infestado com o metal tóxico. O mesmo que demora séculos para ser absorvido pela natureza. E que causa inúmeras doenças que levam à morte, onde é usado indiscriminadamente. Duas operações já foram feitas pela Polícia Federal, Marinha, Polícia Militar e Civil,. Houve algumas prisões, mas logo todos foram soltos. Voltam correndo para a mesma atividade, no rio. Agora a situação piorou: alguns moradores ribeirinhos que estão protestando contra a volta da garimpagem ilegal, têm sido ameaçados. E temem por suas vidas. Os que têm sítios ou pequenas propriedades próximas ao Madeira, andam apavorados.
 É necessária uma ação conjunta, urgente, para "limpar" o rio, já tão cheio de problemas e danos, dos riscos da volta da garimpagem, como a que ocorreu nos anos 70 (a foto é da época), quando o Madeira se tornou um depositário de mercúrio. Até hoje os peixes são contaminados e cresce o número de pessoas com doenças por causa disso. Além disso, é vital uma ação preventiva das polícias, no sentido de proteger as populações ribeirinhas, que andam assustadas com o que está ocorrendo muito perto de suas casas e das ameaças que são constantes. É assunto que precisa solução. Não dá mais para fazer de conta que a situação está sob controle. Não está.
 DANOS DO MERCÚRIO - "O mercúrio elementar é o único metal líquido na temperatura ambiente. E é altamente volátil. Evapora-se com facilidade para a atmosfera, de onde retorna com as chuvas, contaminando rios e lagos". Tem mais: "por ser solúvel em gorduras, ele atravessa as mucosas e se torna muito perigoso, quando em contato com o organismo humano, quer seja pela via aérea, cutânea ou por ingestão. Depois de absorvido, ele cai na corrente sanguínea e se deposita em vários órgãos, que danifica, com danos graves e permanentes". Precisa dizer mais ou a gente tem que desenhar?
 POLÍCIA DE QUALIDADE - A qualidade das equipes de investigadores da Polícia Civil de Rondônia tem merecido muitos elogios. É um time como poucos, mesmo com todas as deficiências e falta de gente, com resultados bastante positivos. A última ação foi a descoberta dos raptores da bebê Ana Beatriz  e a localização da criança, viva e saudável. Neste mar de más notícias que têm cercado Rondônia nos últimos tempos, a volta em segurança da menina que foi arrancada dos braços da mãe foi um alento. Aplausos aos policiais que realizaram mais esse trabalho elogiável!
 NOVO MANDATO - Reeleito quase por unanimidade, o juiz Francisco Borges assumiu seu novo mandato no comando da Associação dos Magistrados de Rondônia, a Ameron. Solenidade ocorreu na sede do Tribunal de Justiça. Fazem parte da diretoria, entre outros, o vice presidente Renato Mimessi; o tesouriro Adolfo Naujorks e os diretores Raduan Miguel Filho e Marcos Diniz Grangeia. A entidade reúne os magistrados rondonienses, defende seus interesses e ainda realiza uma série de atividades benemerentes. Francisco Borges comanda a Ameron até o final de 2016.
 PRESO INJUSTAMENTE - Quem cometeu um crime tem que pagar por ele. Depois, está livre, deve ter todos direitos como qualquer cidadão. E quem já pagou sua pena, mas continua atrás das grades? Não é uma injustiça inominável? Pois isso continua acontecendo em todas as cadeias brasileiras, onde há detentos que já deveriam estar soltos há muito tempo e, por causa da burocracia ou da ineficácia dos poderes responsáveis ainda estão presos. No Urso Branco há casos sim. Um deles: preso já cumpriu sua pena há quase três anos, mas não consegue sair.
 PRESENTE DE NATAL - Um homem que já deveria estar solto desde o final de 2011 ainda está atrás das grades. Ele é apenas um dos exemplos do que aconteceu quando a roda da Justiça gira com lentidão. O caso está sendo denunciado por familiares do detento, que o querem livre, já que ele tem esse direito. O primeiro nome dele é Ricardo. Não há mais informações até para preservá-lo. Não seria o caso da Secretaria de Justiça analisar rapidamente esse caso e presentear o detento e sua família com um presente de Natal inesquecível, soltando-o?
 NOVO MANDATO - Com absoluta justiça, o advogado Juacy Loura Júnior, competente e que realizou um trabalho excelente no TRE rondoniense, foi reconduzido à função de juiz titular. O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff, nesta terça. Juacy, nas funções que exerceu na Justiça Eleitoral, sempre foi respeitado, por seu trabalho sério, dedicado e direcionado ao cumprimento da legislação. Nas redes sociais, ele recebeu apoio de dezenas e dezenas de amigos, colegas de profissão e de admiradores do seu trabalho.
 PERGUNTINHA - A uma semana do Natal,  o comércio tem o que comemorar ou ainda espera um milagre de Papai Noel para melhorar suas vendas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário