terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FALTOU ESPÍRITO DE HUMANIDADE NA SAÚDE PÚBLICA
O que aconteceu em Pimenta Bueno, nessa semana (denúncia foi feita pelos pais do recém nascido), quando uma criança com anencefalia (sem cérebro) foi tratada de forma bruta e fora de qualquer meio aceitável, tem que ser investigado. Não só pelo fato do nenê não ter sido limpo ou alimentado depois do nascimento, mas também por ter havido sugestão de alguém do hospital aos pais, para que aplicassem uma injeção letal no pequeno, que teria poucas chances de sobrevivência. Embora um bebê nascido sem cérebro tenha realmente poucas chances viver (até ontem, quatro dias depois do nascimento, contudo, ele continua sobrevivendo), não se pode aceitar que não tenha recebido o mesmo tratamento de que qualquer outra criança que veio ao mundo. Os pais ficaram apavorados pelo fato da criança nem sequer ter sido limpa no pós parto. Nem ter recebido uma mamadeira. Mas a situação ficou dramática mesmo quando um servidor do Hospital, não identificado pela família, teria sugerido que fosse aplicada uma injeção letal, "para acabar com o sofrimento do nosso filho", como contou os país, repetindo as palavras de quem sugeriu a eutanásia.
Matar alguém é crime, não importam as circunstâncias. Sugerir que um pai assassine seu próprio filho já é coisa de enlouquecer. Os pais, claro, não aceitaram o lúgubre conselho, trouxeram a criança para Porto Velho (onde ela também foi desenganada) e depois a levaram para Pimenta Bueno, numa outra situação lamentável e esdrúxula. A família teve que ir num carro da TV Alamanda, que prestou um serviço social, porque a ambulância só levaria todos de volta no caso de  o bebê estivesse morto. Não é de enlouquecer? O que está havendo com os sentimentos de humanidade e respeito? É isso que se espera da saúde pública? Tudo muito triste. Tudo muito lamentável...
 RAUPP E A LAVA JATO - Os últimos dias não têm sido fáceis para o senador Valdir Raupp, vice presidente nacional do PMDB. Seu nome tem sido veiculado em praticamente todas as notícias que envolvem denúncias de empresários e parlamentares enrolados na Operação Lava Jato, da Petrobras. A relação tem praticamente três dezenas de citados no rolo e todos são apontados como envolvidos pelo ex diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Outro da região citado é o governador do Acre,  Tião Viana.
NOTA DE PROTESTO - Neste final de semana, através de nota oficial, o senador rondoniense, que hoje é uma das mais importantes figuras da república, protestou com veemência. No texto da mídia distribuída à imprensa nacional, Raupp afirmou que "é inadmissível e inaceitável tentar vincular meu nome aos investigados da Operação Lava Jato. Reitero que todas as doações das campanhas eleitorais foram efetuadas  diretamente ao PMDB, seguindo as normas da legislação e estão devidamente registradas na Justiça Eleitoral".
 POUCOS FICARAM - Alguns nomes que se destacaram no primeiro mandato de Confúcio Moura, ficam na equipe. Um dos principais assessores do Governador, Emerson Castro, que fez sucesso na Seduc, agora coordena toda a ação política, na Casa Civil. George Braga coordena duas áreas: Planejamento, onde foi muito bem e Assuntos Estratégicos. Williames Pimentel, o cara certo no lugar certo, fica à frente da Seduc. E o competente Antonio Carlos dos Reis, na segurança pública. Esses foram mantidos, mas, no geral, a renovação foi grande.
 HISTÓRICO ILIBADO - Na área da Sefin, crucial para qualquer governo, Confúcio optou por dois técnicos. O chefe será Wagner Garcia Freitas e seu adjunto, Franco Ono. A dupla é respeitada, tem uma história de dedicação à área; nunca se envolve em política partidária e tem um histórico ilibado. Com Maria de Fátima Gavioli na Educação, uma mestre também com ficha limpíssima e o coronel Wilson Salles Machado na Sedam (uma área onde há enormes suspeitas, sempre), o Governador monta um time de peso e sem qualquer mancha. Começou bem...
 MARCELINAS  ATENDEM - Enfim, depois de um longo período de discordâncias, o Governo do Estado chegou a um consenso sobre pagamentos para o Hospital das Irmãs Marcelinas. Reunião decisiva aconteceu na última quinta-feira, acertando os detalhes dos repasses. As Marcelinas chegaram a ameaçar fechar o Hospital, porque não estavam recebendo corretamente o que consideravam correto. Dois secretários participaram do encontro: Emerson Castro, da Casa Civil e Williames Pimentel, da Saúde. A partir de agora, a situação deve ser normalizada e os milhares de atendimento feitos no hospital das religiosas continuará acontecendo normalmente.
 MAIS ELES DO QUE ELAS... - Rondônia vai na contra mão do restante do país, ao ser um dos poucos estados onde há mais homens que mulheres. Só aqui, Amazonas, Roraima e Pará eles são a maioria. Nas demais unidades da federação, são as mulheres que predominam. Em números nacionais, elas somam 51,4% da população, contra 48,6% dos machos. Em Rondônia, contudo, há 50,7% de homens contra 49,3 de mulheres. Na Capital, Porto Velho, contudo, elas continuam sendo a maioria. Há pelo menos duas mil mulheres a mais que os homens. Números são do IBGE.
 PERGUNTINHA - Faltando tão pouco para o Natal, será que veremos, ao invés do Papai Noel, mais um  pouso daquele avião preto da Polícia Federal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário