quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HISTÓRIAS DE NATAL: UMA MÃE LUTADORA E O BOM POLICIAL

Nesta véspera de Natal, se poderia selecionar uma série de boas histórias, edificantes, que mantém a fé na raça humana e nos finais felizes, mesmo nesse mar de maldades e tragédias que vivemos. Uma delas é local. Dona Maria Auxiliadora viveu dias de terror e desespero, quando sua bebê, Ana Beatriz, de poucos meses de vida, lhe foi arrancada das mãos. A mulher foi atacada, surrada, ameaçada de morte e ainda ficou sem sua nenê. Não faltaram medos e até calúnias nas redes sociais, anunciando que a mãe era golpista e teria vendido sua criança e encenado a própria agressão, como se isso fosse possível. Claro que não se poderia chegar a um final feliz sem passar por cima dos vilões, canalhas que são, na vida real, muito piores dos que os das novelas e filmes de ficção. Mas a mãe manteve-se firme, lutadora, chorosa mas sem entregar os pontos. E acreditando na polícia e nas pessoas de bem (e as há, em sua grande maioria, felizmente!). Foi assim, por uma denúncia anônima, que a polícia prendeu os raptores da criança e a devolveu sã e salva à mamãe (foto). Foi no início deste dezembro. Alguém quereria um conto de Natal melhor que esse?
Outro exemplo vem dos Estados Unidos, onde ainda há forte racismo e os pobres são considerados perdedores, numa sociedade que só aceita os bem sucedidos. Um policial se negou a prender uma mãe que roubara uma caixa de ovos num mercado, para matar a fome dos seus filhos. Não só pagou a conta, como mobilizou seus colegas. Encheu um caminhão de alimentos e os levou à casa da mulher, pobre, abandonada e com seis filhos para criar. Tudo aconteceu no Alabama, terra ainda de conflitos raciais, entre um policial branco e uma mulher negra. História de compaixão e humanidade, que comoveu os americanos e o mundo todo. Casos como esses comprovam essa tese!
NA CADEIA É FÁCIL! - Conseguir um bom sinal de celular não é fácil, ainda mais em algumas áreas do Estado, incluindo a região de Ariquemes. Mas há na cidade um lugar onde as ligações são perfeitas e se ouve o toque dos celulares a todo o momento: dentro do presídio da cidade. Lá, em uma vistoria rápida, foram apreendidos na menos que 43 aparelhos nas mãos dos presos, escondidos dentro das celas. Inacreditável? Infelizmente não é. Dentro da cadeia é mais fácil de falar ao celular que fora dela....
CADÊ OS FISCAIS? - O grande público que foi ao centro da Capital, no domingo, comprovou o sucesso da iniciativa da CDL e de pelo menos seis dezenas de lojistas. Quase tudo funcionou muito bem, incluindo a segurança que estava sob os cuidados de um grande número de PMs.  O que não funcionou foi a fiscalização da Prefeitura. Os comerciantes, que pagam seus impostos salgados e gastaram muito com a promoção, tiveram a concorrência desleal de dezenas de ambulantes. Não apareceu um só fiscal do município para resolver o problema.
 DENTRO DO RIO - Dragas e balsas continuam garimpando ouro do rio Madeira. Nos últimos dias, pelo menos 60 balsas foram contadas nos dois lados da ponte sobre a BR 319, incluindo algumas que estão funcionando pertinho do centro de Porto Velho, no outro lado do rio, em pleno Cai N´Àgua. Cerca de um quilômetro depois do depósito da Fogas, em direção a Manaus, há a maior concentração de garimpeiros. Todos sem serem incomodados, embora a garimpagem no Madeira e, principalmente o uso indiscriminado do mercúrio, sejam ilegais...
UNS PODEM, OUTROS NÃO... - Aliás, o que estarão fazendo a Sedam e o Ibama, por exemplo, tão ciosos quando as questões envolvem áreas de preservação e outras, na floresta? Mas o rio Madeira não tem a mesma importância? E a Marinha, por que não está agindo, já que é função dela a fiscalização no segundo maior rio da Amazônia? Que super poderes têm os garimpeiros, que agem à luz do dia, praticando ilegalidades, sem que ninguém faça nada? O caso é de polícia, mas na área da repressão, ninguém está agindo.
DOMINADA PELO MEDO - A comunidade de Guajará Mirim é outra que, há pouco tempo pouco mais que pacata, passou agora a ser, como a maioria das cidades brasileiras, um verdadeiro centro do crime. O número de ocorrências saltou de forma assustadora. A violência soma-se ao tráfico de drogas e ao transporte de veículos, principalmente motos, para o lado boliviano. Assaltos todas as noites, bandidos atirando, matando e morrendo agora já são ocorrências que fazem parte do dia a dia da cidade. E, é claro, essa triste situação de Guajará, das demais cidades rondonienses e brasileiras vai piorar ainda mais, como todos sabemos.
DINHEIRO NA CONTA - Foi alarme falso. O salário dos servidores da Assembleia Legislativa foi pago religiosamente, dentro do previsto. Chegou a haver um boato de que poderiam faltar recursos, em função do não repasse constitucional. Mas, na terça-feira pré Natal, os funcionários do poder que foram aos bancos encontraram seus salários de dezembro depositados. O dinheiro vindo do Governo, Assembleia e Prefeituras deu uma grande injeção na economia do Estado. Ao que se sabe, todos pagaram tudo o que tinham de compromissos com seus servidores.
PERGUNTINHA - Será que o Papai Noel vai trazer ao nosso país menos corrupção, menos inflação, mais políticos com vergonha na cara e menos sacanagem com o dinheiro público?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário