domingo, 28 de dezembro de 2014

BACTÉRIA TRANSGÊNICA IMPEDE A OBESIDADE

Trinta por cento da população mundial - 2,1 bilhões de pessoas - está acima do peso. A humanidade está perdendo a guerra contra a gordura. Mas e se existisse uma solução quase milagrosa para conter a onda de obesidade? Talvez exista. É o que indica o resultado de uma experiência feita por cientistas americanos, que criaram uma bactéria capaz de impedir o ganho de peso. É uma versão mutante da ESCHERICHIA COLI, bactéria que faz parte da nossa flora intestinal e costuma ser inofensiva. Os pesquisadores colocaram um gene a mais na E.COLI. Graças a isso, ela ganhou um poder: fabricar N-acilfosfat-diletanolamina. Esse hormônio de nome comprido normalmente é produzido pelo corpo humano, e tem uma função simples: indicar ao cérebro que a pessoa comeu o suficiente. Ele freia o apetite. 

Um grupo de ratos de laboratório recebeu a superbactéria, misturada com água. Os bichinhos tinham alimentação à vontade, podiam comer o 
quanto quisessem. Mas, depois de oito semanas, algo impressionante aconteceu. "Os níveis de obesidade caíram", diz o biólogo Sean Davies, líder do estudo. Os ratos não só não engordaram; eles haviam perdido peso. Tudo porque a bactéria mutante se instalou no organismo deles e começou a produzir o tal hormônio, tirando a vontade de comer em excesso. Depois que os bichos pararam de receber a E.COLI modificada, o efeito durou mais quatro semanas. Não houve efeitos colaterais.

Agora, os pesquisadores querem testar a descoberta em humanos. Se ela funcionar, será possível criar uma bebida probiótica (tipo Activia ou Yakult) contendo a tal bactéria - que as pessoas beberiam para emagrecer.

Fonte: Salvador Nogueira - Uol
Postagem sugerida pela colaboradora do Blog, Cleide Pinheiro / São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário