segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Jesus nasceu no Natal?

Em que dia nasceu Jesus? É uma pergunta que muita gente quer saber, pois o dia 25 de dezembro, como todo cristão celebra, é duvidoso. Que Jesus nasceu num belo dia, isto é certeza. Daí a definir ou conhecer a data real do seu nascimento, só Deus sabe. É muito difícil. Naquela época não havia um sistema de registro de nascimento e ninguém sabe sequer a data de nascimento dos reis e imperadores daquele tempo quanto mais de um israelita da longínqua Galileia, Jesus. Os poucos relatos disponíveis sobre o nascimento de Jesus foram escritos quase um seculo depois e a principal fonte é o evangelho de São lucas (Lc 2,4-7), mas ele não chega a maiores detalhes. Então, não se tem ideia, real, dessa data.

O certo e que pouco provável que Jesus tenha nascido em dezembro, em pleno inverno boreal, o inverno e frio da Palestina. Chove bastante. ocorre geadas e até nevasca.

O Evangelho de lucas fala de pastores dormindo com suas ovelhas em pleno campo...um programa mais de primavera ou de verão do que para o período  lá no Emis ferio.  Pela tese do inverno rigoroso, Jesus deveria ter nascido no final do primeiro semestre ou começo do segundo. E em que ano nasceu Jesus? Os anos do calendário são contados a partir do nascimento de Jesus, quando teve início a Era Cristã. Esta, então, é uma resposta mais difícil pois nesse raciocínio, Jesus teria nascido no ano zero do nosso calendário. Deixemos, pois, para a historiadores e estudiosos essa reposta difícil. E enquanto isto, vamos festejar o Natal, a data maior da cristandade, que vem chegando. 

Jesus é maior do que qualquer data do calendário. Já estamos no clima natalino, as famílias se reúnem para confraternizar. É tempo de a paz, harmonia, tempo de amor.

Fonte: Ciro Pinheiro - Jornal Alto Madeira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário