segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AQUI NÃO SE TEM DADO MOLEZA À CORRUPÇÃO E AOS CORRUPTOS
Depois dos boatos de que haveria uma devassa na Assembleia e que deputados seriam presos, a nova operação do Ministério Público, com aval do Judiciário e apoio das polícias, foi até menor do que a insistente boataria alardeava. Nesta segunda, o conhecido empresário Zezinho do Maria Fumaça e apenas mais duas pessoas foram presas na Operação Zagreu. Mas ela pode ir muito mais longe e envolver gente muito poderosa. Mutretas com emendas parlamentares e outros malfeitos com o dinheiro público são, é claro, motes centrais do novo ataque das autoridades que investigam e querem punição, contra os que se aproveitam do erário e, infelizmente, no final das contas e na maioria dos casos, se safam. Sofrem apenas a vergonha de aparecerem na mídia como suspeitos de serem criminosos, mas até que haja alguma condenação, podem se passar até duas décadas. Pelo caminho, a grande maioria sai quase ilesa, sem qualquer punição. Então, fica, no geral e só para quem ainda tem um pingo de vergonha na cara, a exposição pública como malfeitor. Mesmo assim, com tantas  benevolências da legislação, a série de ações desencadeadas pelo MP, PF, MPF, PM e Polícia Civil deixam claro que a corrupção existe, é sólida, mas está sendo combatida duramente.
Agora, o que se espera é que o exemplo de Rondônia se espalhe pelo Brasil. No caso da Petrobras, por exemplo, o que se vê é a destruição do maior patrimônio que temos, sem que sequer a CPI do Congresso tenha pedido o indiciamento de um só, entre as dezenas de corruptos. Essa vergonha, a que estamos sendo expostos em nível nacional, felizmente não acontece na nossa terra. Em Rondônia temos muita gente decente e poderes fiscalizadores sérios. Por isso tantas operações, tantas denúncias e prisões. Aqui, não se tem dado moleza à corrupção!
 IMPRENSA LIVRE - Vice presidente nacional do PMDB e figura de destaque na política, o senador Valdir Raupp reafirmou, perante dezenas de jornalistas, no tradicional jantar de final de ano que ele oferece à imprensa, que seu partido não permitirá qualquer lei para controle da informação. Ao lado da deputada Marinha Raupp, única mulher reeleita seis vezes para o Congresso, Raupp disse que os peemedebistas estão vigilantes para impedir qualquer iniciativa contra a ampla e irrestrita liberdade de imprensa.
 SÁBADO DE TERROR - Terror é o mínimo para explicar a violência da BR 364. Apenas num dia, sábado, morreram nove pessoas, igual ao de vítimas fatais na rodovia, tanto em Rondônia como no Acre, durante todo o ano passado. Mesmo com todas as campanhas e até situações em que as autoridades imploram para que os motoristas tenham cuidado, nada adianta. Falta de atenção, alta velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, enfim, parece que ninguém dá valor à sua vida e as dos outros. Triste!
 RASTROS DE MAU CHEIRO - Há em todas as profissões, os que têm sucesso, trabalhando muito, vivendo no sacrifício, tentando melhorar sua vida e as dos outros. E há os outros, os invejosos, incompetentes, anões morais, que vivem da astúcia e do mal , que não são nada, nada representam; são apenas mote de risos e pena. Em todos  os meios, tem muita gente decente, correta, trabalhadora. Mas há um ou outro que, quando chega, todos os demais se afastam. Não querem ser tocados pela maldade e o ranço; pela inveja e a soberba. Esses passam e só deixam atrás de si rastros de mau cheiro e canalhice...
 MOSQUINI FALA - Após ser solto pelo STJ, o deputado federal eleito Lúcio Mosquini disse que vai provar sua inocência. Ele foi preso na Operação Ludus, com o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni e várias outras pessoas. Mosquini considerou a prisão desnecessária e lembrou que todos os questionamentos feitos já haviam sido respondidos para o Tribunal de Contas. Eleito com 40.595 votos, o ex diretor do DER diz que vai dedicar-se, agora, para comprovar que não cometeu nenhuma ilegalidade. Todos os que confiaram nele, esperam que ele consiga realmente cumprir a promessa.
 É MUITA GRANA! - A semana chega com boas notícias para o funcionalismo. Nesta quarta, a previsão é de que a Assembleia pague os salários de dezembro e o 13º. Entre amanhã e sexta, as prefeituras rondonienses é que vão pagar seus servidores. Na sexta, dia 19, será a vez do Governo pagar salários e 13º. A injeção de dinheiro na economia rondoniense será, portanto, bastante significativa. Para todos os que vão aos bancos receber, a dica é para redobrar cuidados. A bandidagem está solta, ávida por vítimas....
 E A DECORAÇÃO? - A decoração de Natal de Porto Velho continua sendo alvo de duras críticas e muita polêmica. Nas redes sociais, o pau cantou contra o uso de pneus reciclados como imitação de árvores natalinas, mesmo tendo custado apenas 50 mil reais e ainda assim dinheiro de doações. O erro mais grave, isso sim, foi a Prefeitura não ter utilizado a decoração de boa qualidade que sobrou da administração anterior, muito melhor e mais bonita. E já paga. Ou seja, tudo poderia ter sido feito com custo zero. Mas a decoração antiga está apodrecendo e jogada num canto. Uma pena!
 PERGUNTINHA - Depois de mais uma operação anticorrupção, será que vai haver ainda alguma surpresa de Natal do Ministério Público e das nossas polícias?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário