quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O perigo de uma Democracia que corre Perigo!

Depois da renúncia de Jânio Quadros em 1961, assumiu a presidência seu vice, João Goulart. Ele com ideias “socialistas”, logo após assumir, assinou decretos permitindo a desapropriação de terras numa faixa de 10 km às margens de rodovias, ferrovias e barragens. Assinou também um decreto transferindo para a União o controle de cinco refinarias de “petróleo” que operavam no país e transferindo para a União. Além disso, prometeu realizar as chamadas reformas de base, uma série de mudanças administrativas, agrárias, financeiras e tributárias que feriam os interesses da classe média e da elite, que trabalharam duros para conseguir. Ele também pretendia fazer uma “reforma urbana” e a implementação de um imposto sobre grandes fortunas. 

Foi aí que ele se deu mal, pois se o Brasil, se não era democrático, muito menos queria ou entendia o que era socialismo ou comunismo para entender tais reformas a não ser uma minoria de brasileiros que faziam festa pela Revolução Cubana em 1959, inclusive expulsando de seu território os americanos, que prometeu um regime igualitário e hoje vemos no que deu, o povo ficou mais pobre e o rico que não conseguiu fugir “desapareceu” com o tempo, sabe-se lá como. Tá na cara que esse regime não deu o resultado, pelo menos para seus cidadãos. Foi, segundo historiadores que “militares” tomaram o poder em 1964 e pasmem, com as manifestações públicas chamadas de: “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. O povo insatisfeito com tantas mudanças radicais foi para as ruas de São Paulo e Rio de Janeiro e insuflaram os “militares” a derrubar o regime que queria ser totalitário que ninguém sabia para que rumo fosse. E agora, depois de tanta luta do povo para derrubar o regime militar de 1964 a 1985, o que vemos é a nossa tão sonhada “democracia” correndo perigo novamente, pois o povo, ainda que minoria começasse a ir para as ruas com o mesmo propósito das “marchas” de 1964. E isto é um perigo eminente no momento. O que vemos na política brasileira é a economia indo para o buraco através do mal gasto do governo e da “corrupção” que se instalou em todo meio político. 

Este mesmo governo que entrou com o apoio do povo e que prometia combater a corrupção e fazer reformas de bases hoje como reforma agraria e outras, agora é refém das grandes empreiteiras que têm capacidade técnica para construir grandes obras, se não der uma contribuição (propina) da quantia cobrada em suas obras, estão fadadas a serem substituídas por outras que talvez não tenham a mesma capacidade, cobrando um superfaturamento e contratam outras que têm para realizá-las. É só olhar o que está acontecendo com a nossa maior empresa e que era orgulho de todos os brasileiros, a “Petrobrás”Tudo isto, segundo os especialistas, Ministério Público, TCU e os órgãos de polícia e inteligência, em nome de enriquecimento ilícito e para campanhas eleitorais para se perpetuarem no poder. 

Fora isto, o governo com sua ampla maioria no congresso conseguem aprovar qualquer tipo de Lei, mesmo inconstitucional como esta aprovada ontem onde para fugir de um crime de Lei, a “responsabilidade fiscal”, mudando-a para se “anistiar” de tais crimes, inclusive fechando o “congresso” para os cidadãos que “eles” mesmos diziam que era a “casa do povo". Se a própria presidente queimou uma Lei para se livrar de uma má gestão econômica, imaginem agora o que vai virar, pois todos os governadores e prefeitos Brasil afora irão fazer o mesmo. Aí, pode se formar uma bola de neve que poderá durar anos para derretê-la. Na verdadeira “democracia”, todos os cidadãos participam igualmente com seus representantes eleitos na proposta no desenvolvimento e na criação de Leis, exercendo sua cidadania não interessando as condições sociais, econômicas e culturais. 

O governo deveria avisar ao povo brasileiro que iria tomar medidas drásticas para que o Brasil consiga equilibrar suas contas, e não enfiar um uma lei na garganta do cidadão e do mercado e o resto que se dane. Isto é “Democracia”? Só se for à democracia do Fidel e do Maduro da Venezuela que não tardará a cair. O povo está nas ruas, estão fazendo protestos nas redes sociais que antes não existia e que é um meio poderoso para se formar opiniões. Isto sim é “Democracia”, que mais do que nunca, corre perigo. Até a próxima. 

Fonte: edudoroteu@gmail.com – www.facebook.com.br/ze.duda - Diamante Bruto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário