O primeiro salão internacional deste fim de ano será aberto ao público no dia 3/10, na Alemanha
O Intermot, salão organizado em Colônia, na
Alemanha, abrirá a temporada de lançamentos para 2019 na próxima semana.
Um mês antes do tradicional EICMA, em Milão (Itália), dividirá o
calendário de apresentações mundiais das principais marcas. Confira as
novidades de novos modelos e atualizações que já estão confirmadas:
BMW – a R1250GS será vista pelo público pela
primeira vez. Terá motor com capacidade cúbica elevada de 1.170cc para
1.254cc e comando de válvulas variável. De acordo com a BMW o resultado
será mais potência em todos os regimes, elevando a potência máxima de
125 para 136 cv e o torque de 12,75 para 14,58 kgf.m. Além da big trail a
marca confirmou que a nova motorização de boxer equipará outros modelos
da família R. Uma nova geração da superbike S1000RR também será lançada
para a linha 2019, mas pode ficar reservada ao EICMA.
Ducati – no salão de Colônia a marca italiana focará
atualizações na família Scrambler. A retrô de entrada Icon já teve
atualizações divulgadas, como facelift, novo banco, medidor de gasolina
no painel, embreagem hidráulica, DRL e piscas de LED, e cornering ABS. A
Ducati confirmou que revelará mais novidades na família, provavelmente
facelift e as mesmas atualizações técnicas nas outras 800cc.
Honda – os japoneses têm vários lançamentos na
manga, que devem se dividir entre os dois salões deste final de ano. O
que parece estar no começo da lista é um novo modelo da série Neo Sports
Café, iniciada há um ano com as novas nakeds CB 1000R, CB 300R e CB
125R. O novo modelo será de cilindrada intermediária, com capacidade
próxima da CB 650F. As outras novidades previstas são uma atualização da
CBR 1000RR e um novo modelo retrô de 6 cilindros em linha.
Suzuki – inspirada pelas recentes releituras de
modelos clássicos de outras marcas, reviverá a GSX 1100S Katana. O
modelo lançado originalmente em 1981 tinha um estilo singular de linhas
angulosas, design de um alemão egresso da BMW. Era uma semi-carenada com
4 cilindros refrigerados a ar e óleo, 1.074cc, comando duplo e 4
válvulas por cilindro. Será muito semelhante ao conceito apresentado no
EICMA 2017, e terá base mecânica da GSX-S 1000.
Triumph – a centenária marca inglesa focará esforços
na renovação e ampliação da família retrô. As 900cc Street Twin e
Street Scrambler ganharão facelift e atualizações no motor de 2
cilindros paralelos, como potência elevada. Já as novidades da família
1.200cc ficarão reservadas ao EICMA, com dois novos modelos: Speed Twin e
Scrambler. A primeira será uma variação mais contemporânea da
Bonneville T120, assim como a Street Twin está para a T100. E a
Scrambler 1200 terá uma orientação off-road acentuada na estética e na
parte técnica. Virá de acessórios como protetores de mãos e cárter em
inox, além de novidades na ciclística. Suspensões ajustáveis terão curso
elevado com garfo invertido de maior diâmetro e roda dianteira de 21
polegadas. As rodas serão raiadas com freio duplo Brembo na frente e
pneus de uso misto. A esportiva Daytona 765 ainda deve esperar ao menos a
linha 2020.
As dúvidas
Outras grandes marcas também apresentarão novidades neste final de
ano, mas não deixaram claro se estarão no Intermot ou EICMA. São elas:
Kawasaki – estão previstos os lançamentos da nova geração da supersport Ninja ZX-6R e da naked Z400 baseada na Ninja 400.
KTM – apresentará a versão definitiva da big trail
790 Adventure R, exibida como protótipo em 2017. A nova plataforma de 2
cilindros paralelos que já tem a 790 Duke também deve receber a
esportiva RC 790.
Yamaha – atrasado em um ano em relação ao cronograma
inicial, o lançamento da Ténéré 700 deve ocorrer em sua forma final. O
modelo que substitui a geração anterior com o motor monocilíndrico 660
adotará a mecânica da MT-07, com 2 cilindros paralelos de 689cc,
potência máxima ao redor de 70 cv e torque de até 7 kgf.m.
Fonte: Revista Duas Rodas.
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