domingo, 29 de julho de 2018

SAÚDE - Vinagre de maçã ajuda a controlar o diabetes

O vinagre de maçã é considerado um importante aliado do emagrecimento, por promover a saciedade e melhora da digestão, ele também vem sendo apontado como um aliado no controle do desenvolvimento de doenças crônicas como a diabetes.

A bebida ajuda a prevenir o desenvolvimento da diabetes porque mantém estáveis os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Por inibir a ação de várias enzimas que elevam a insulina, o vinagre de maçã pode ser ótimo para quem está em tratamento de diabetes também, principalmente o tipo 2.

O médico e pesquisador Patrick Rocha explica que quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades, levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ela, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Segundo ele esse processo leva a um quadro chamado de resistência à insulina, que, se não for revertido, evolui com grande frequência para diabetes tipo 2.

"O vinagre de maçã é um alimento que pode ser incluído no dia-a-dia, sem exageros, e pode trazer benefícios importantes, como controle da saciedade e estabilização dos níveis de insulina no sangue, prevenindo contra o desenvolvimento de doenças. Numerosos estudos mostram que, quando consumido antes das refeições, ele melhora a função da insulina e diminui os níveis de açúcar no sangue. O vinagre de maça, principalmente o orgânico, que é o que eu recomendo, pode ser útil para pessoas com diabetes, pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue por outros motivos", explica o médico.

Segundo Rocha, para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã o ideal é incluir uma a duas colheres na alimentação, seja na salada, junto com água com limão pela manhã, em jejum, ou antes da refeição principal. 

No entanto, Rocha enfatiza, não se trata de um alimento milagroso e único, que resulte em emagrecimento, controle de diabetes e saúde plena, mas sim de um alimento que dentro de uma alimentação inteligente, rica em proteínas e gorduras do bem, têm benefícios comprovados.

Outro ponto positivo do consumo da bebida é que por possuir bons níveis de ácido clorogênico, o vinagre de maçã ainda reduz a pressão arterial, grande responsável por problemas no coração. Com todos estes benefícios, vale a pena começar a incluir o vinagre de maçã na alimentação, não é mesmo?

Fonte: Diário Revista / TV -  (Diário da Amazônia).




Nenhum comentário:

Postar um comentário