domingo, 15 de julho de 2018

Opinião de Primeira - CONGRESSO DÁ VÁRIOS PASSOS PARA TRÁS. CADA VEZ QUE ELE VOTA, MENOS ESPERANÇA NÓS TEMOS

Não dá para pensar num país sério, com boa parte de um Congresso inepto, venal, antipatriótico, como o que temos no Brasil! Jamais mudaremos essa terra com ações vergonhosas como a que todos assistimos, nas votações da Câmara, nesta quarta-feira, quando praticamente todos os projetos do Governo para contenção e diminuição dos gastos públicos foram dilacerados, em votações de ampla maioria, na Casa. Entre as decisões vergonhosas, a Câmara votou a Lei de Diretrizes e Bases (LDO), derrubando não só novos reajustes ao funcionalismo público, como, mais que isso, a tentativa do Planalto de impedir a criação de novos cargos. O câncer foi criado, mas a metástase ainda foi pior. Os nobres parlamentares, eleitos por nós todos, para nos defender, aprovaram dispositivo legal que volta a permitir que parentes de autoridades sejam contratados em empresas estatais, derrubando uma legislação que estava em vigor há vários anos. Para se ter ideia da bandalheira, durante as negociações, havia sido feito um acordo sobre a redução de despesas. O governo propunha 10 por cento e no acordo ficou 5 por cento de cortes. Vergonhosa e sorrateiramente, a ampla maioria dos parlamentares votou por zero contensão de gastos. Zero. Isso mesmo. Num Brasil onde a economia vai mal, onde empresários e trabalhadores têm que sustentar um governo pífio, que lhes tira quase metade do produzido em impostos, apenas para sustentar uma obesidade que já passou da morbidez; numa terra de 13 milhões de desempregados, nossos representantes no Congresso estão de olho na próxima eleição. E que o futuro do país vá pros quintos dos infernos!

O pesadelo é ainda maior, além dos mais de 100 bilhões de reais que o pacotaço de bondades (com o nosso dinheiro), criado pelos congressistas. Nós, que somos honestos, que não roubamos nada, que pagamos nossas contas em dia, mesmo com  enorme sacrifício, vamos pagar até 4 por cento a mais na conta de energia para fechar o rombo causado por quem a rouba. E onde se tem mais “gatos”, ou seja, energia desviada e furtada em todo o país? Exatamente aqui, em Rondônia e no Acre. Essa conta será rachada com todos os consumidores de todo o País que pagam religiosamente suas tarifas. A criação de uma Tabela de Preços para os caminhoneiros, absolutamente fora do contexto da concorrência livre de mercado, também está no pacote, para atender reivindicações da categoria que paralisou o país por dez dias. Tem alguns avanços, sim, mas são superados pelas aberrações incluídas na LDO por nossos representantes no Parlamento. Ficamos, cada vez que o Congresso vota, com menos esperança de que as coisas vão melhorar...

SÓ RECURSOS SALVAM LUIZÃO
Mais um prefeito de Rondônia está na marca do pênalti para perder o mandato. Luizão do Trento, de Rolim de Moura e seu vice, Fabricio Almeida, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, numa votação unânime dos membros da Corte, nesta quinta. O julgamento já se encaminhava para esse resultado, já que nos primeiros quatro votos que já haviam sido anunciados, todos consideraram que Luizão e seu vice usaram Caixa 2 durante a campanha e que pelo menos 30 por cento dos recursos gastos na campanha, o foram de forma suspeita. Os dois se mantém no cargo, agora, apenas porque ainda há recursos junto ao próprio TRE e ao TSE. Recentemente, foi a prefeita eleita de Vilhena quem perdeu seu mandato, depois de menos de dois anos no cargo. Caso os recursos não forem acatados, Luizão sai da Prefeitura e serão convocadas novas eleições na cidade. Agora, só os recursos podem salvar seu mandato.

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
Os grupos políticos se mobilizam neste final de semana. Os pré candidatos ao Governo (Maurão de Carvalho, Acir Gurgacz, Expedito Júnior, formam o trio com maior visibilidade), andam Rondônia afora, falando com a população. Só não estão pedindo voto ainda, porque a legislação eleitoral não permite. Só o farão depois das convenções. Outros nomes também já na corrida, mas com chances menores, também se mobilizam. Entre eles o jovem Vinicius Miguel, da Rede, onde o grande nome nacional é Marina Silva e o empresário de Rolim de Moura, José Jodan, o nome do PSL de Jair Bolsonaro pela corrida ao Palácio Rio Madeira/CPA. Jacques Chediak, do PC do B e Paulo Benito, do PT, os mais à esquerda, também se movimentam. Benito ainda como uma opção petista, mas Chediak já confirmado como o nome dos comunistas na disputa. Há ainda duas grandes dúvidas na futura disputa estadual. Expedito Júnior vai mesmo confirmar sua entrada na briga pelo Governo? E Daniel Pereira, vai mesmo abrir mão de concorrer à reeleição? Enfim, esses assuntos ainda estão indefinidos. Mas é bom lembrar o calendário eleitoral...

FOI SÓ UM ERRO DO PINTOR....
Viralizou nas redes sociais, por alguns dias, uma foto anunciando a construção de um banheiro em escola de Ji-Paraná. Pelas informações, o banheiro será o metro quadrado mais caro do mundo.  Segundo a placa colocada na escola de ensino fundamental Alexandro Yague Mayor, a obra custaria  nada menos do que 370 mil e 728 reais. A “gigantesca” obra, que demoraria 120 dias (????), segundo o contrato feito pela Secretaria Estadual da Educação, a Seduc. Informações de um engenheiro muito atuante em Rondônia, o preço médio do metro quadrado no Estado, está na faixa de 1.700 reais. Ora, com 370 mil, se poderia construir um banheiro de mais de 200 metros quadrados. Ou ainda três casas populares de 60 metros quadrados. Ou perfurar 25 poços artesianos com mais de 100 metros de profundidade. O que aconteceria no banheiro da escola, é que, a esse custo, ele teria  paredes de mármore e torneiras de ouro. Claro que tudo não passou de um erro do pintor que fez a placa. O valor está certo, mas na verdade serão construídos oito módulos sanitários, 20 módulos de banheiros e duas unidades para portadores de necessidades especiais. Ufaaa! Ainda bem que a informação  na placa estava errada!

ROUBOS À LUZ DO DIA
Em plena luz do dia. Numa cidade despoliciada, eles atacam no meio da manhã, no meio da tarde, ao meio dia, ao anoitecer. Quando querem. Geralmente são dois numa moto. Um armado. Outro faz o ataque à vítima. Geralmente, o alvo são mulheres ou pessoas que não têm como se defender. Cena incrível aconteceu essa semana, em ruas que se direcionam para a avenida Amazonas, em direção à zona leste. Uma mulher, motociclista, foi atacada por um bandido, solitário, que a perseguiu por várias quadras. Não havia ninguém – policial, então, nem se fala! – para ela pedir ajuda. O canalha jogou a moto sobre a dela, a desequilibrou e a atacou, roubando o celular que estava no seu bolso. Pedir socorro a quem? O marginal saiu em alta velocidade no meio dos carros e desapareceu. Não deu tempo nem de anotar a placa. O caso é verídico e foi apenas um, registrado nesses dias em que a população está nas mãos da bandidagem. A maioria das vítimas sequer registra a ocorrência, porque sabe que o que perdeu jamais será recuperado. Onde anda nossa PM e o policiamento preventivo?

COLLOR, O AMIGÃO DE LULA!
O final da carreira política de Fernando Collor de Mello está se encaminhando para o mesmo arremedo que foi sua passagem pela Presidência da República, de onde saiu pela porta dos fundos (no sentido figurado, é claro!), quando renunciou horas antes de ser cassado, em dezembro de 1992. Agora, candidato de si mesmo novamente à Presidência, ele está sendo desautorizado pelo próprio partido a manter seu nome entre os postulantes. O diretório nacional do PTC, partido que o abrigou, alega que não pode ter candidatura própria, para poder sobreviver nas eleições de outubro. O pior é que o ex Presidente continua dizendo que está no páreo e, ao mesmo tempo, com índices de aceitação menores que os candidatos de siglas super nanicas – e as há aos montes – não para de falar asneiras. A última é sua catilinária de que Lula (o responsável pela derrubada do próprio Collor, através de uma incrível campanha liderada pelo petista e seu partido), está sendo injustiçado e que não há provas contra ele, Lula, em todos os processos a que responde. Não se sabe se Collor quer se apresentar como alternativa ao eleitorado do PT ou se entrou na fase em que precisa de tratamento psiquiátrico (ou as duas coisas), mas que ele anda exalando besteirol puro, que não se duvide!

NOME CERTO NO LUGAR CERTO!
Foi com muitos elogios, tanto dentro quanto fora do Palácio Rio Madeira/CPA, que se recebeu a notícia da posse do procurador Luciano Alves como novo secretário de Administração do Estado. Uma das estrelas da batalha pela transposição dos servidores para a União, Luciano atuou em várias frentes, conseguindo inúmeras  vitórias para o Estado e seus funcionários, em todas as etapas desse esforço que, no final, vai melhorar a vida de milhares dos que atuam no Estado há décadas e, ainda, uma grande economia para os cofres rondonienses. Agora, comandando a Secretaria de Administração, com toda a sua experiência e seu histórico de dedicação ao serviço público do Estado, Luciano Alves certamente conseguirá importantes avanços para essa área nevrálgica da administração estadual. O que se ouve em praticamente todos os meios é que a escolha do governador Daniel Pereira não poderia ter sido melhor. Luciano vai substituir Edvaldo de Souza, na função.

PERGUNTINHA
Não é mesmo o país da piada pronta, quando dirigentes da Confederação Brasileira de Handebol são investigados e denunciados em operação da Polícia Federal,  por terem metido a mão no dinheiro público?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário