quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Por que gatos gostam tanto de caixas?

Gatos adoram caixas, e há diversas explicações científicas para explicar esse gosto. Entenda cada uma delas para conhecer mais profundamente seu bichano e entender melhor os gostos desse seu amiguinho peludo. (Foto: ZME Science)
Gatos dentro de caixas de papelão é tão comum que se tornou clichê. Mas por que os gatos gostam tanto de caixas? Existem algumas pesquisas sobre esta questão, e parece provável que existam várias razões para os gatos enlouquecerem com caixas. O comportamento é até visto em felinos de grande porte, como leões e tigres. Vamos ver os motivos para gatos gostarem de caixas.

Gato e caixas de papelão: um bom posto de observação

Na natureza, os gatos são predadores. Eles muitas vezes encontram pontos escondidos a partir do qual eles podem observar uma área onde a presa está se movendo. Nossos gatos domésticos apreciam esta atividade também; Eles gostam de ver seus seres humanos e pets amigos de um lugar de onde eles se sintam invisíveis. Caixas de papelão, com os lados sobre os quais um gato pode se agachar, cumpre, o desejo de um gato de ficar escondido.

Por que gatos gostam de caixas? Ponto de partida para um ataque

Não só são caixas boas para observação discreta com elas são perfeitas como ponto de partida para saltos sobre alvos desavisados. Este é outro comportamento que retorna para as raízes selvagens dos gatos domésticos. Um predador se esconderá e observará, esperando o momento exato para saltar, surpreendendo sua presa. Isso dá ao caçador uma vantagem quando seu alvo está muito assustado para conseguir correr. Sem a necessidade de caçar para a sobrevivência, seu gato ainda gosta de brincar de predador ameador e pular sobre seus pés ou outros alvos móveis ao redor da casa.



Gatos são curiosos com caixas

Quando você traz algo novo para o ambiente de um gato, ele vai ter que verificar esse novo objeto. Nada no território passa despercebido por seu amigo felino e nada vai ser inexplorado. Caixas de papelão não são exceção. Parte do charme de uma nova caixa vazia é que é uma propriedade excitante, ainda não conquistada pelo gato no ambiente que ele domina.

Caixas são maravilhosas para gatos arranharem

Os gatos têm uma necessidade inata de arranhar. Isso ajuda eles a esticarem os dedos dos pés, patas, pernas e ombros. Permite que derramem a parte exterior de suas unhas, revelando a parte mais afiada por baixo. Os gatos tem glândulas de cheiro em suas patas e assim, arranhar também serve como uma maneira de deixar trilhas de odor e também marcas visíveis para que outros gatos notem; É um comportamento de marcação de território. Caixas de papelão são objetos muito satisfatórios para arranhar. As unhas de seu gato podem afundar no material, causando uma boa sensação para o gato.

Caixas são quentes para os gatinhos

Os gatos amam ambientes mornos. Eles vão estar em lugares ensolarados, descansando perto de lugares com calor, e eles gostam de se enrolar para conservar o calor. A caixa é um material de grande retenção de calor. Uma caixa de papelão pequena que um gato tem e na qual possa se encaixar é provavelmente o ponto mais quente em sua casa, e seu gato realmente gosta muito disso.

Caixas diminuem o estresse do gato

Os gatos que recebem caixas para brincar tem níveis de estresse muito menores do que os que não recebem esse brinquedo. O estresse diminui a resposta do sistema imunológico dos gatos, de modo que reduzir o estresse pode resultar em menos surtos de doenças infecciosas em gatos. Dar aos gatos caixas de papelão em sua casa pode diminuir as chances de eles desenvolverem comportamentos negativos relacionados ao estresse durante situações que normalmente deixam gatos chateados, como trazer um novo gato para casa ou novos bichos e pessoas, casas e ambientes com vários gatos, durante as férias, antes e depois de uma mudança, após uma visita ao veterinário, e muitas outras situações.

Não é apenas com caixas de papelão que os gatos ficam assim

Os gatos amam quaisquer tipos de espaços fechados para ficar. Estes espaços incluem malas, pias, caixas de armazenamento de plástico e armários. Todo tipo de lugar fechado e protegido pode ser bem vindo para gatos, que vão se sentir bem e confortáveis nesses ambientes.
Como você presenteia seu gato com caixas? Quais brincadeiras seu gatinho mais gosta?
Fonte: Estimação.com.br
Olha aí a MIMI tirando uma soneca em uma caixa de madeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário