sábado, 9 de dezembro de 2017

DEUS NOS FALA

Evangelho de Marcos 1, 1-8

“João Batista pregava, dizendo: após mim, vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas sandálias”.

O evangelista Marcos, por sinal com uma habilidade bem jornalística, mostra-nos que a boa notícia é a Pessoa e o evento de Jesus. É isto que precisamos saber. Com Ele, temos tudo a ganhar. A história nos confirma que o ser humano se sente perdido nos meandros da vida, que todo o seu conhecimento é sempre limitado e que somente Jesus nos propõe uma verdadeira esperança de vida. Marcos insiste em dizer que o Filho de Deus se fez carne e se tornou nosso irmão. Por isso, o Mestre é o sinal de que Deus aceitou o mundo de maneira definitiva. Assim, revela-nos a sua plena solidariedade. Citando o profeta Isaías, o evangelista nos convida a conversão e, sobretudo, como favorecer para que isto aconteça.

Por isso, conscientes de que nada poderá acontecer de repente, precisamos nos debruçar na tentativa para transformar a nossa realidade,de maneira a torná-la fiel ao seu Criador.

Somos cegos, porque não enxergamos os sinais de Deus na nossa vida e, assim, nos tornamos teimosos nos nossos caminhos. No entanto, insiste o nosso Criador: “o meu Mensageiro prepara o teu caminho”. A figura do grande profeta João Batista se torna, além de proclamador, o precursor de Jesus. Tudo isso o faz com tons fortes e determinantes, convidando as pessoas à conversão. Isto é, mudança radical de vida. Somente assim podemos compreender a vinda de Deus na nossa vida. Não podemos, de jeito nenhum, pretender fazer uma experiência Dele sem o desejo de mudar a nossa maneira de pensar e agir. Como estão percebendo, o nosso Deus não quer ninguém parado, e exige transformações reais na nossa vida que favoreçam o encontro com o Messias. Por sinal, isto é urgente. E o Batista fez de tudo para chamar a atenção sobre Jesus. Portanto, qualquer seu discípulo, ainda hoje, deve fazer a mesma coisa. Não podemos nos envergonhar de testemunha-Lo. O evangelho nos mostra, também, como o grande profeta vivia no deserto em total austeridade. Isto quer dizer que João Batista era coerente com a sua pregação, porque tudo aquilo que dizia ele mesmo primeiro vivia. Converte-se para converter. Perante um testemunho desse todos se sentem atraídos. O povo tem sede de beber a água viva que vem da Palavra de Deus. Faz qualquer coisa para atingi-La. Não tem medo de fazer sacrifícios para chegar a essa fonte. Os seguidores de Jesus testemunham essa verdade servindo o povo sedento de ter respostas de vida aos seus maiores anseios e angústias. Portanto, esses são momentos favoráveis para deixar o evento Jesus entrar na nossa vida e se deixar conduzir por Ele. No final pergunto: o que é preciso fazer para que a nossa conversão aconteça, de fato, em todas as nossas relações familiares, profissionais e comunitárias?


Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestrado em missiologia e comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário