domingo, 17 de dezembro de 2017

MOTOCICLISMO - Dicas de Pilotagem

Há mais de quinze anos utilizo motocicleta como meio de transporte e lazer. Sofri apenas um acidente nesse período. Assim posso me considerar alguém que sabe pilotar uma moto. Sendo assim, atrevo-me a publicar algumas dicas de pilotagem. Se alguém tiver alguma dica ou mesmo alguma dica para enriquecer esse trabalho, é só postar um comentário.
Pra começar, vamos chamar de motociclistas aqueles que zelam pelas boas normas de conduta na moto e “motoqueiros” aqueles malucos que arriscam a própria vida e a dos outros.
1.USE CAPACETE.
Ainda preciso dizer alguma coisa?
2. USE ROUPAS ADEQUADAS.
O conjunto ideal é uma jaqueta de couro ou outro tecido muito resistente; calça também de tecido resistente, no mínimo jeans; e um par de botas. Para pilotagens mais longas recomendo botas de cano longo, calça de couro ou tecido próprio (aquelas encontradas nas boutiques das concessionárias de moto), luvas de couro e um bom capacete.
Esse conjunto esquenta bastante, mas quem já beijou o asfalto sabe o quanto ele preserva nossa pele.
3. POSICIONAMENTO NA MOTO.
Certa vez, rodei alguns quilômetros atrás de um cara que se posicionava muito mal na moto. Toda vez que ele passava uma marcha fazia a moto balançar perigozamente. Basicamente, é preciso manter as coxas junto do tanque; os pés na pedaleira na horizontal; as duas mãos no guidão. (as fotos virão em breve).
Uma postura imprópria também pode cansar mais cedo o motociclista, principalmente em longos trajetos. Pode ainda comprometer a segurança, que é o que ocorre quando o piloto tira os pés do descanso dianteiro, impossibilitando uma frenagem de emergência.
Com muita frequência, vejo motoqueiros pilotando com uma das mãos no bolso da blusa ou segurando algo que vai no bagajeiro. Também comum na época das chuvas é ver a rapaziada com os pés apoiados no matacachorro ou na parte dianteira da moto.
Com a permissão das autoridades de trânsito, vou abrir uma pequena exceção para ficar ficar de pé na moto, com os pés no descanso dianteiro; ou sentado com os pés no traseiro, mas somente por alguns momentos, depois de horas e horas pilotando.
4. POSICIONAMENTO NA ESTRADA
Moto dica 1
O erro mais frequente que vejo motociclistas cometendo é o posicionamento na pista. O mais comum, principalmente para os motoboys é trafegar na faixa da direita, bem no cantinho, como se fosse uma bicicleta.
Essa forma de pilotar não é nada segura. Os carros tendem a forçar passagem, jogando o motoqueiro para o acostamento. Do retrovisor do carro que vai à frente, não é possível ver a moto, que fica num ponto cego, dando ensejo a acidentes.
Para trafegar com segurança é preciso posicionar-se na faixa da esquerda, porém mais ou menos por onde rola a roda esquerda dos carros. Desse ponto é possível ser visto do retrovisor do carro da frente. Também nas ultrapassagens, quando ocupamos a faixa da esquerda, é preciso posicionar-se de forma a ficar vizível ao retrovisor externo esquerdo do motorista que vai à frente.
5. OLHAR PARA FRENTE E PARA  O LADO.
Um motociclista jamais poderá alegar que não viu (o carro, o poste, o muro…). A moto roda por onde o olhar já passou.  E preciso escanear a pista à frente procurando por possíveis obstáculos no caminho. Um carro em um entrocamento; um pedestre próximo ao meio fio; um cachorro na beira da pista… etc. Além de tudo isso também é preciso ter pescoço de coruja. Como assim? Para convergir à esquerda, é preciso dar seta, olhar para o retrovisor e  girar o pescoço para a lado para onde se quer virar, certificando-se de que não há um carro no ponto-cego, bem na lateral da moto, invisível pelo retrovisor.
Passei a usar essa tecnica também ao dirigir meu carro. Assim, acabei com aqueles sustos, buzinadas e quase-colisão.
6. COMO FAZER CURVAS
A arte de pilotar uma moto resume-se em fazer curvas.  Essa é uma arte que se aprende diariamente e nunca se sabe tudo. Grande parte do prazer de pilotar está em fazer curvas.  Por ser complexo o assunto, vamos dividi-lo em subtópicos.
6.1. Antes da Curva
Estabelecer a velocidade correta para cada curva é coisa que se aprende com o tempo. Certa vez, em uma viagem de 300 km, pilotando sozinho em uma estrada de chão, tive que sair pela tangente (literalmente) para evitar uma queda feia, por sorte não havia desnível nem árvores na trajetória. Por conta da vejetação, não vi que a curva era tão fechada. Se fosse asfalto daria para fazer a curva, mas no cascalho, jamais.
6.2. Dentro da Curva.
Deve-se ficar atento ao que há adiante e ficar atento ao estado da pavimentação. Se está molhado, sujo, se tem óleo. Uma indesejada frenagem dentro da curva deve ser feita com muita consciência. Este é o segredo dos bons pilotos. Num asfalto sujo de areia, óleo ou pedriscos, usar os freios é muito perigoso. Nesse cenário, o uso incorreto do freio dianteiro (se em ABS) pode ser o fim.
Fonte: Aventura de moto.com

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