quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CARA DE PAU – Até o pescoço na operação Lava Jato, usina de Santo Antônio pretende alagar mais áreas na capital


Tirando os parlamentares rondonienses, todos os interessados no aumento da cota estão na mira da operação Lava Jato de alguma forma. A votação ficou para o próximo ano e a sociedade acompanha atenta o desenrolar do caso. 

Segundo as investigações da Polícia Federal a obra só começou após o pagamento de propinas à políticos como Aécio Neves (PSDB), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP).  Pesquisadores e técnicos apontaram à construção da usina de Santo Antônio como responsável por uma tragédia socioambiental dentro da cidade de Porto Velho, culminando com uma grande enchente no ano 2014, deixando milhares de desabrigados e bairros literalmente soterrados pela areia do rio.
A suspeita é de que parte da bancada do Congresso, sindicalistas e agentes públicos, tenham recebido dinheiro para fazerem vista grossa em relação à forma como a obra vinha sendo tocada, desconsiderando as determinações contrárias de órgãos de fiscalização como Ministério Público Estadual – MP/RO e Ministério Público Federal – MPF. Vale ressaltar que as partes envolvidas negam as acusações.
Em meio à esse mar de lama, os representantes do consórcio responsável pela usina de Santo Antônio e lideranças do PMDB estão fazendo de tudo para que o legislativo rondoniense aprove um Projeto de Lei que vise aumentar o capacidade do reservatório da usina, ampliando seus lucros e o poder de destruição dentro de Porto Velho.
Grupos como o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, e moradores do distrito de Jacy-Paraná, andam aterrorizados com a possível aumento da área de alagação da usina, de acordo com eles, os impactos ocasionados pelo projeto inicial sequer foram sanados e agora uma nova área será destruída.
Casos os deputados rondonienses aprovem o aumento do reservatório, o projeto será rapidamente sancionado pelo governador Confúcio Moura (PMDB), que chegou a receber uma “intimação” do ministro de Minas e Energia para acelerar o projeto na casa de leis do estado. Confúcio é testemunha de defesa de Raupp em uma das acusações da Lava Jato e tem ligações diretas com diversos acusados de corrupção.
Tirando os parlamentares rondonienses, todos os interessados no aumento da cota estão na mira da operação Lava Jato de alguma forma. A votação ficou para o próximo ano e a sociedade acompanha atenta o desenrolar do caso.
Fonte: JH Notícias
Rio Madeira está condenado. Malditas Usinas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário