quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SUA SAÚDE - Check-up Cardiológico


Você sabia que...

  • O check-up cardiológico básico (com exames laboratoriais e eletrocardiograma) é recomendado pela Organização Mundial de Saúde para indivíduos acima dos 30 anos, ou a partir dos 20, se esta pessoa já tiver fatores de risco.

O que é um check-up cardiológico?

O "Check-up" cardiológico consiste na avaliação médica periódica que o paciente deverá ser submetido no intuito de ter informações sobre seu estado de saúde atual e rastrear doenças que possam ser prevenidas.


A partir de quantos anos devemos realizar um check-up cardíaco?

O chek-up cardiológico básico (com exames laboratoriais e eletrocardiograma) é recomendado pela Organização Mundial de Saúde para indivíduos acima dos 30 anos, ou a partir dos 20, se esta pessoa já tiver fatores de risco.

Uma avaliação mais completa (com exames cardiológicos especiais) é indicada após os 40 anos antes de inciar exercícios físicos, antes de uma cirurgia, para diabéticos ou com vários fatores de risco e pessoas que já tem aterosclerose em outras artérias (como quem já teve isquemia cerebral), AVC,doença vascular dos membros).


O que devo fazer e de quanto em quanto tempo?

Caso a pessoa não tenha antecedentes familiares e pessoais relevantes, seguem as orientações de acordo com Sociedades Americanas, Canadenses e Brasileiras:
  • Aos 20 anos - medida de pressão arterial e dosagem de colesterol;
  • Dos 20 ao 40 anos - avaliações a cada três anos;
  • Dos 40 anos em diante- avaliação clínica anual com avaliação cardiológica.

Quais exames são pedidos em um check-up?

Diversos exames fazem parte do arsenal médico para auxiliar o clínico e avaliar o risco do paciente poder apresentar alguma complicação cardíaca num futuro próximo. É importante que sejam solicitados os exames adequados de acordo com o sexo, idade e antecedentes pessoais de cada indivíduo. Também é importante que se evite de solicitar exames que não apresentem dados à avaliação do paciente, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro, além de degastes psicológicos com possíveis resultados falso-positivos.

Fonte: KASPEN - Clínica Diagnóstica / Porto Velho-RO.








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário