segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Melhor notícia do dia: o bacon está liberado na dieta

Além dele, outros alimentos com a chamada "gordura boa" devem fazer parte do seu dia a dia

Quem nunca começou uma dieta e saiu trocando tudo por versões lights,integral, sem gordura?
Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada pela Universidade Estadual de San Diego, EUA, e criador do Código Emagrecer de Vez, explica que este não é o caminho ideal.
“Existem muitos estudos que comprovam que, para emagrecer, deve-se cortar o consumo de carboidratos refinados e processados e manter o de gorduras, desde que sejam de alimentos verdadeiros, ou seja, aqueles mais naturais possíveis.”
Por isso, para emagrecer com saúde, uma das alternativas é priorizar um  estilo de vida alimentar baseado no consumo correto e estratégico de alimentos de verdade e na prática de hábitos comprovadamente saudáveis, para se atingir um peso ideal e mantê-lo por toda a vida.
Para te ajudar, ele lista três motivos baseados na ciência pelos quais você deve manter a gordura de qualidade na sua alimentação e em quais alimentos pode encontrar esses benefícios.
(Reprodução/Divulgação)

É o melhor macronutriente

Existem dois macronutrientes essenciais nos alimentos: gorduras e proteínas. “A gordura tem o menor impacto na glicemia e na produção da insulina.”
Segundo o especialista, é a produção desregulada de insulina que cria no corpo a condição de acumular tecido adiposo. “O consumo de gordura também induz à saciedade e à sensação de estômago cheio”, afirma, destacando a importância de se consumir a gordura de alimentos verdadeiros.
“Imagine que você vive em uma fazenda dos tempos antigos, e pense nisso toda vez em que olhar para um alimento: se ele é possível nessa realidade, é porque é mais saudável”.

Não causa problemas cardíacos

Segundo o especialista, a crença de que o consumo de gordura leva a problemas cardíacos existe por pesquisas desatualizadas de 30 anos atrás.
“Em 2014, o erro de condenar a gordura foi corrigido, quando foi feita uma revisão de 76 estudos com mais de 600 mil participantes de 18 países, que chegou à conclusão de que nem as gorduras monossaturadas e nem as saturadas possuem qualquer relação com doenças cardiovasculares”, explica.
(Reprodução/Divulgação)

Ajuda a reprogramar o corpo

Polesso destaca que o consumo de alimentos ricos em gordura saudável, como carnes, óleos, sementes e oleaginosas, e até frutas ricas em gordura, como o abacate, podem ajudar o corpo a se reprogramar para não acumular gordura.
Quando se corrige a ingestão de carboidratos, ele começa a desbloquear a queimar gordura ao invés de queimar somente açúcar (glicose), passando a liberar as travas hormonais que dificultam o emagrecimento, e que ocorrem justamente devido ao alto consumo de carboidratos de má qualidade.
Após um período de mudança do corpo, é até possível voltar a consumir estes alimentos esporadicamente. “Não é necessário se privar completamente de nenhum alimento, mas conhecer o impacto hormonal de cada um nos permite equilibrar a alimentação da melhor forma para atingirmos o objetivo que queremos”, destacando que especialmente os carboidratos naturais, fibrosos e não refinados podem ser consumidos liberadamente.
“Os índices de obesidade no Japão são muito baixos, mesmo em uma sociedade que consome muito arroz, e ainda podemos citar a mandioca como muito presente na culinária brasileira, que herdamos dos indígenas”, exemplifica, ressaltando casos em que os carboidratos até mais densos, porém, naturais podem fazer parte de uma dieta saudável.
“No entanto, é um correto ajuste da ingestão de gorduras naturais junto com a correção dos carboidratos que irá ter um papel fundamental na reprogramação do metabolismo e na saciedade”, completa.

Onde encontrar essa gordura boa?

Ovo no abacate
(bhofack2/Getty Images)

Abacate

É rico em gordura monoinsaturada, um tipo de gordura de qualidade que traz benefícios para o coração que reduz o colesterol ruim.
Ovo
É uma fonte econômica e fácil de proteína – e nunca mais retire a gema deste alimento, isso por que é ali que está concentrado uma fonte riquíssima de gordura boa e diversos nutrientes importantes. 
Oleaginosas
São castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará, macadâmia, entre outras, que, além de auxiliarem no emagrecimento saudável, elas também reduzem doenças do coração e combatem o câncer e são ricas em gorduras de qualidade.
Bacon
Para fechar com chave de ouro essa lista, está o bacon, que é uma gorduras de qualidade.
Fonte: Natália Chagas - VipAbril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário