quinta-feira, 11 de agosto de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

 FINALMENTE, A LEI VOLTA A VALER IGUALMENTE PARA TODOS!

“Proíbo aos órgãos públicos de fornecer meios de subsistência à Liga dos Camponeses Pobres (LCP), nesse ou outros acampamentos, pois a atitude demonstrada neste caso, não é de quem luta pela terra, dentro da legalidade, mas sim de milícia armada, que busca enfrentar o Estado Democrático de Direito”! Finalmente! Até que enfim! Alvíssaras! Parece um sonho que, depois de tantos anos, em uma decisão judicial, um magistrado tenha escrito, com tanta clareza, o que é realmente o grupo armado, disfarçado de pobres sem terra, que ataca e usa táticas de guerrilha para invadir propriedades em Rondônia. Ao determinar novamente a reintegração de posse da Fazenda Bom Futuro, em Seringueiras, o juiz Jorge Luiz dos Santos Leal não só mandou que os invasores sejam retirados da área, num prazo máximo de dez dias, como ainda exige que eles não possam ficar a menos de 300 quilômetros de distância da região, para que não voltem a invadir qualquer propriedade por ali. Foi mais longe ainda Sua Excelência, numa lição recheada de aspectos claramente democráticos e que exigem o estrito cumprimento da Constituição brasileira: “considerando a gravidade da situação e a possibilidade de um conflito armado, durante uma nova operação de reintegração de posse”, o dr. Jorge Santos Leal  notificou o Exército Brasileiro, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Polícia Federal (PF), sobre sua decisão e a exigência da desocupação da área invadida à força das armas, pela LCP.

Finalmente, depois de tantos absurdos, a lei começa a ser igual para todos os brasileiros. Porque se alguém invadir a casa de outrem, certamente será preso e provavelmente condenado. Nas invasões de terra, isso não estava acontecendo há anos.  Estamos voltando ao país da decência e das leis que dão o mesmo tratamento para todos. Felizmente essa baderna, imposta ao país por demagogos, gente do mal, gente que tratava nosso Brasil como sua propriedade, está terminando. Ainda é tênue, mas já é uma grande esperança.

PERDERAM, MALANDROS!
Até agora,  o MST e a LCP, entre outros grupos que vivem da profissão de invadir de terras há anos, faziam o que queriam não só em Rondônia, mas em todas as regiões do país, graças a decisões judiciais estranhas, que, ao largo da Constituição, ignoravam a propriedade como um direito inalienável. A situação chegou a tal ponto do desrespeito com a autoridade, que quando a Justiça determinou a primeira reintegração na Fazenda ocupada pela LCP, membros da Liga reagiram à bala, atirando na polícia e até num helicóptero que acompanhava a operação. A nova decisão repõe a lei e a ordem. Mais que isso, dá carta branca às autoridades para que descubram, prendam e processam os bandidos que tentaram matar PMs e derrubar uma aeronave do governo. A ala criminosa da LCP não é mais a dona do campo!

METAMORFOSE AMBULANTE
Tem surpresa na área! Pesquisas internas dos partidos estão indicando um novo rumo na disputa pela Prefeitura de Porto Velho.  Por enquanto, os números ainda não foram divulgados, até porque há pouco interesse em que eles o sejam, principalmente nas coligações que foram pegas no contrapé pelos dados recentes. Mesmo que com um eleitorado onde a maioria não decidiu para que lado vai (o número de indecisos ainda é muito grande), tudo pode acontecer, porque a  verdade é que os números apresentados nos últimos dias, podem dar uma reviravolta total às ideias iniciais da maioria  dos candidatos e seus companheiros. Que ninguém se surpreenda se, de uma hora para outra, decisões que pareciam ser definitivas, acabarem sofrendo uma grande metamorfose. É esperar para ver...

 FRENTÃO COM JESUALDO
O PSDB pensava em candidatura própria e tinha um nome forte: o deputado Laerte Gomes. Outros partidos também se organizavam para lançar candidatos à Prefeitura de Ji-Paraná. Bastou Jesualdo Pires confirmar que vai à reeleição e todos se uniram a ele. É uma coligação de vários partidos, liderada pelo PSB. Estão juntos: PMDB, DEM, PSDB, PSD, PSC, PPR, PC do B, PT, PTN, PHS, PEN, PROS e PV. Com uma popularidade poucas vezes vistas na cidade que transformou para muito melhor em poucos anos, Jesualdo vai em direção ao segundo mandato com uma amálgama nunca vista de partidos e ideologias. Todos fecharam com ele, até porque sabiam que, contra ele,  teriam pouca chance. É pule de dez, na linguagem do turfe, o segundo governo de Pires, em Ji-Paraná.

VISITAS ILUSTRES
Temos mais visitantes ilustres no nosso Presídio Federal. Além de chefões do tráfico no Rio de Janeiro, trazidos para cá durante as Olimpíadas, porque poderiam causar o caos, as autoridades federais nos premiaram também com as vindas dos que comandaram uma série de ações criminosas no Rio Grande do Norte. Os presos mandaram ordens de dentro das cadeias para vários ataques na Capital e interior daquele Estado, porque seriam colocados bloqueadores de celular nos presídios. Como o STF deu razão aos bandidos e mandou cancelar a instalação dos bloqueadores, em breve eles poderão voltar para suas celas no RN, de onde continuarão coordenando todas as ações criminosas. Até lá, ficarão por aqui, nos dando a honra de suas visitas!

 A CIDADE E O LIXO
 É impressionante como Porto Velho, a maior cidade de Rondônia, continua suja, com o lixo tomando conta de ruas, avenidas, valas, bueiros, canais. A falta de educação, a falta de respeito, a falta de cidadania são questões que precisam ser discutidas todos os dias, para que, amanhã ou num futuro não tão distante, ao menos se diminua esse problema horroroso, que aflige essa enorme e suja cidade. Nesses tempos de eleições, trazer a limpeza da cidade, a limpeza pública e a participação dos moradores para dentro do debate e do programa do futuro Prefeito, é vital. Não dá mais para aceitar a situação, que deveria enojar toda a população, mas que merece protesto de muito pouca gente. Tempos que limpar Porto Velho. Viver no lixo não é o que merecemos!

PERGUNTINHA
E você aí, que tanto fala em democracia, é contra ou a favor da lei assinada pela ex Presidente Dilma Rousseff, que proíbe manifestações políticas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO






Nenhum comentário:

Postar um comentário