Com as mudanças no Programa de Investimento Estudantil (Fies) anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), muitos estudantes que têm interesse em ingressar em uma Instituição de Ensino Superior ainda têm dúvida com relação às novas regras. Mas as mudanças só serão aplicadas a partir de abril deste ano e que até o dia 15 de março é possível aderir ao programa normalmente.
Vale lembrar, também, que a medida é válida somente para quem vai aderir ao programa pela primeira vez. Os contratos firmados até março deste ano não sofrem qualquer alteração.
A partir de 1 de abril, quando as novas regras passam a valer, o estudante quer optar pelo financiamento deve ter participado do último Enem (2014), ter obtido pelo menos a pontuação mínima de 45 pontos na prova objetiva e não ter zerado na redação.
Quem não prestou o exame em 2014, mas participou da edição de 2013, poderá aderir ao programa segundo critérios exigidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida.
Para os acadêmicos que já possuem o benefício, a única regra vigente ainda é o aproveitamento escolar, medida também determinada pelo MEC, que prevê a suspensão do benefício para aqueles que não atingirem a média de 75% de aproveitamento de disciplinas no semestre letivo.
Para casos de aditamento, todos os acadêmicos serão comunicados quanto aos prazos e outras providências necessárias.
Fonte: Jornal O Estadão do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário