terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

DEUS NOS FALA

Evangelho de Marcos 1, 40-45

O evangelista Marcos nos testemunha o quanto Deus nos ama. Deus é louco por nós. Por isso, nos conta esse milagre: “E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me”. Hoje a Palavra de Deus nos ensina qual é o sentido do milagre; o que, de fato, ele é. O milagre é, praticamente, uma aula para confirmar que Jesus é Deus. Somente Ele pode salvar. O ser humano se sente incapaz. Única coisa que ele pode fazer é apelar ao verdadeiro Salvador Jesus. Esse leproso, por sinal, não tem nome; e quando nos evangelhos não citam o nome significa que é uma pessoa representativa de uma situação parecida ao do leproso. Inclusive, a lepra naquele tempo era considerada como um castigo de Deus e não tinha cura para isso.

Então, aquele doente de lepra se ajoelha perante Ele e suplica com toda confiança e coragem. Talvez, também nós temos que ter essas atitudes de humildade em reconhecer, por quanto sejamos esclarecidos e fortes, que o nosso Mestre Jesus é a referência principal da nossa vida. E quando o Nazareno atende o doente quer demonstrar que aquela cura serve para todos. É um testemunho para ajudar todo mundo a confiar Nele. Neste caso, além do mais, um leproso representava a maldição do ser humano e, portanto, tinha que se manter a uma certa distância. Para confirmar tudo isso, veja o livro Levítico do Antigo Testamento (13, 45-46), em que declara que o leproso é o impuro e, por conseguinte, deve ficar longe do convívio social.

Muito bem, Jesus revoluciona essa maneira de pensar, ensinando que Deus não exclui ninguém, e, tocando-o, revela-nos que vai além de todos os preconceitos da pureza e impureza. Somos nós que criamos esses conceitos. “Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o.” No Reino de Deus, não existe a lógica da marginalização. Não existem pessoas para acolher e pessoas para evitar, pessoas com direitos e sem direitos, pessoas privilegiadas ou não. Deus ama a todos e busca a todos. Ele faz qualquer coisa para salvar toda a humanidade. Por isso, o nosso Mestre Jesus nos revela que o amor divino não faz diferenças. O amor não exclui ninguém. Por isso, o povo percebe esse grande dom Dele, de amar, e O procura por todo lugar.

Quem deseja o verdadeiro amor faz qualquer coisa para acha-lo. Além do mais, depois que Jesus fez o milagre, Ele não quis que ninguém soubesse. “Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.” Desse jeito, evita a manipulação da sua divindade para fins que não pertencem a Deus. Jesus não é a pessoa para favorecer um ou outro, para promover instâncias políticas ou sociais, mas é para todos. É a Boa Notícia para todo mundo; e todos têm que ter orgulho de receber algo que ninguém pode dar.

É a nossa verdadeira esperança, e a gente faz questão de propaga-La. Sintetizando, o que o evangelista Marcos nos disse é o seguinte: proclamar a Boa Notícia é testemunhar a experiência concreta que uma pessoa tem com Jesus (o leproso conta o que Jesus lhe fez), e com isso de não ter medo de enfrentar os obstáculos ao Reino de Deus, porque essa experiência é altamente gratificante e grandiosa. Assim sendo, a gente se pergunta: qual é a minha experiência com Jesus? Consigo ter a coragem para testemunha-Lo, sobretudo nos momentos mais difíceis da minha vida? Tenho coragem de me aproximar e ajudar as pessoas com doenças contagiosas e ameaçadoras?


Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação - E-mail: clpighin@claudio-pighin.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário