sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SE NÃO NOS ATRAPALHAREM, VAMOS AINDA MUITO LONGE!

Mesmo com todos os problemas que enfrenta e a previsão de que a economia brasileira pode dar um salto para trás, neste ano, Rondônia continuará crescendo em percentuais elevados, comparando-nos ao crescimento chinês. O motivo maior é o agronegócio, que vem galgando grandes degraus desde o advento da exportação da nossa carne, de qualidade diferenciada, para diversos países. Para se ter uma ideia, as exportações rondonienses em 2013 passaram de 1 bilhão de dólares e apenas no primeiro trimestre do ano passado já tinham chegado a mais de 418 milhões de dólares. Quando os dados finais de 2014 forem divulgados, teremos tido, neste setor, um crescimento espantoso. Não será diferente  em 2015, já que além de Rússia, Egito, Peru, Venezuela e o poderoso mercado a China, temos chance de vender nossa carne para vários outros países. Nos três primeiros meses do ano, só com a exportação da carne rondoniense, já tivemos um faturamento superior a 240 milhões de dólares. Não se pode deixar de incluir aí, também, a expansão do mercado da soja, onde em três meses as exportações chegaram a 137 milhões de dólares. Outros setores da nossa produção também andam crescendo acima da média nacional. Temos previsões otimistas para que Rondônia continue neste caminho positivo.
Portanto, é por aí que temo que raciocinar em termos de futuro para a nossa terra. Mesmo com os seguidos gols contra do governo brasileiro contra nós; mesmo com medidas abusivas e absurdas, tomadas pelos ambientalistas de ar condicionado e apoiadas pelo governo, tentando impedir nosso crescimento; mesmo com toda a incompetência que a economia nacional é gerida, aqui em Rondônia estamos indo muito bem. Se não nos atrapalharem mais do que já estão atrapalhando, vamos ainda bem mais longe...
 ENDEREÇO FANTASMA - Mais um daqueles fatos que deixam o contribuinte com vontade de arrancar os cabelos, envolveu uma viatura do Hospital Central de Porto Velho. O carro foi multado pelo Detran, num dia de carnaval, porque teria cometido uma infração em Rolim de Moura. Impossível, porque a viatura não sai sem autorização expressa, fica trancada na garagem em feriados e finais de semana e jamais foi a Rolim. Depois de várias reclamações, a Detran mudou tudo. Transferiu o local da multa para Porto Velho e inventou um endereço onde a transgressão ao trânsito teria sido cometido. O endereço não existe.
 HORA DE EXPLICAR - A direção do Hospital protestou, pelo engodo contra o contribuinte. Imagine-se mais mil casos como esses, com uma multa inventada próximo a 150 reais, a quanto saltaria a arrecadação obtida de forma ilegal. Casos semelhantes são comuns, até porque os recursos que chegam à Junta especializada do Detran são negados, na grande maioria das vezes. E, se contratar um advogado, o multado acaba gastando mais que o valor da multa. Então prefere pagar, mesmo que ela seja absurda e totalmente inventada. Não está na hora de explicar essas coisas, Detran?
 O ENIGMA DOS PREFEITOS - Dá pena ver os prefeitos, como se mendigos fossem, percorrendo gabinetes e pedindo algum tipo de apoio para suas cidades. Eles andam pelo Congresso, tentando conseguir emendas dos membros da bancada federal. As Prefeituras estão quebradas; os prefeitos vivem sob a angústia de denúncias do MP e de processos judiciais, porque enfrentam uma legislação contraditória (obviamente que há uma minoria de ladrões, no comando de alguns municípios) e ainda têm cada vez menos dinheiro para investir. Vida de Prefeito é quase um inferno. Por que, então, tantos candidatos nas eleições municipais?
 BYE, BYE, ESPAÇO! - Uma das únicas obras que o porto-velhense ainda tinha esperança de ver concluída em breve, o Espaço Alternativa caminha para a vala comum e entrará na estatística lúgubre de uma Capital com mais de uma centena de obras não entregues à população. Depois que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, naõ se sabe baseada em que, cancelou a famigerada Licença Ambiental, os problemas não param. Agora, são os bandidos que atacam, em plena luz do dia. Não há segurança. Não há perspectiva de que a obra termine. Temos cada vez menos esperança nesta cidade que anda para trás...
 COINCIDÊNDIA? - Será coincidência? Na semana passada, um bandido entrou num mercado e tentou matar um PM que estava no local. Ferido, o policial escapou por pouco. Nesta semana, foi a vez de um oficial da mesma corporação ser assaltado em casa, por três bandidos, que encheram a casa dele e de vizinhos (incluindo o Procurador Geral do MO), de tiros. Um dos criminosos foi atingido e os outros fugiram. Para quem não acredita em coincidências no mundo do crime, será que está havendo alguma ação orquestrada? É bom o pessoal da PM ficar de olhos bem abertos...
 PERGUNTINHA - Como o Governo do Estado vai contornar a crise iniciada na Assembleia, com duras críticas e denúncias contra o DER, depois que o deputado Lebrão não topou assumir o órgão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário