quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COM CHUVA ACIMA DA MÉDIA, RIO MADEIRA ULTRAPASSA COTA DE 16M, AFIRMA SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL

No entanto, na região de Porto Velho estima-se que o nível ainda esteja dois metros abaixo em relação ao do ano passado, informou o engenheiro hidrólogo Franco Turco Buffon, da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (Serviço Geológico do Brasil). 


O rio Madeira alcançou na terça-feira (24) 16m44, acima do nível de alerta (16 m) e com chuvas além da média em sua bacia hidrográfica, neste período do ano.
Essa elevação da cota deverá permanecer em elevação até o final de março, possivelmente chegando a 16,70m ainda nas próximas 24 horas. No entanto, na região de Porto Velho estima-se que o nível ainda esteja dois metros abaixo em relação ao do ano passado, informou o engenheiro hidrólogo Franco Turco Buffon, da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (Serviço Geológico do Brasil).
Em entrevista coletiva, o chefe da Residência da CPRM, Edgar Romeo Herrera de Figueiredo Iza, revelou que a situação do Rio Acre é a mais grave: em Brasileia e Xapuri, o nível está três metros acima da cota de inundação,  e na capital, Rio Branco, aproximadamente 1,5m.
“Em quase todo o território nacional, o Departamento de Hidrologia é responsável por monitorar águas superficiais e subterrâneas, fazendo mapeamentos da susceptibilidade e definição de áreas consideradas de risco para as comunidades. Assim ocorre também aqui em Rondônia”, disse Edgar Iza.

50% DO VOLUME D’ÁGUA VÊM DO BENI
Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais críticos na Amazônia Ocidental Brasileira. Choverá mais entre o final de março e início de abril. Mais de 50% do volume d’água vêm do rio Beni. Segundo explicou o assistente de produção da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Francisco Reis Barbosa, chuvas na Bacia do rio Madeira trazem impacto a Porto Velho, porém, só devem preocupar quando forem constantes.

Segundo o diretor de planejamento e operações do Corpo de Bombeiros de Rondônia, tenente Artur Luiz Santos de Souza, a atuação das equipes dependem de solicitação do município atingido. Em função do alto custo das operações, poucos municípios do estado têm condições de manter um quadro profissional necessário para atender às demandas durante o período de inundações. Este ano, por exemplo, a prefeitura de Porto Velho pediu auxílio para socorrer famílias desalojadas pela cheia em áreas mais baixas já atingidas pelas inundações.

O tenente Artur informou que o Plano Estadual de Contingência agregará os demais, dos municípios. Ressalvou que nem todos têm necessidade de planos próprios. E o denominado Procedimento Operacional Padrão (POP) funciona como resposta em Defesa Civil para definir ações que atendam às diretrizes do gestor, seja municipal ou estadual.
Chove quase intermitentemente na Bacia do Rio Acre. Assis Brasil, Brasileia e Xapuri estão inundadas. Sem comunicações por telefone e pela internet, a equipe da CPRM ficou “ilhada” no domingo passado e nesta quarta-feira (25) será substituída por outra no trabalho de monitoramento de áreas alagadas e medição de vazões.

Desde 2012, para aprofundar estudos da cheia, a CPRM usa batimetria para monitorar o volume de sedimentação do rio Madeira abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Segundo Barbosa, esse serviço possibilita a constatação de situações e efeitos do assoreamento e da erosão nas margens do rio. Recentemente, a Defesa Civil Estadual recebeu relatório da coleta de sedimentos.
O trabalho começou no Bairro do Triângulo, mas está limitado a pontos específicos. “Onde o rio é mais lento, existe aumento da sedimentação; em locais mais turbulentos, ocorre erosão”, ele observou.

MONITORAMENTO LIMITADO
Embora tenha outros acordos, inclusive o que beneficia a sanidade bovina, a Bolívia não libera com facilidade informações hidrológicas  a respeito da sua fronteira com o Brasil. Apenas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Nasa (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) obtêm dados coletados na região do Beni, que também é conhecida por Amazônia Boliviana. Agência do Governo dos Estados Unidos da América, a Nasa é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

O modelo de previsão de cheias na região tem limitações. Em Porto Velho ele será automatizado até julho deste ano, previu o engenheiro hidrólogo Franco Buffon. Segundo ele, o Estado de Rondônia tem quatro roteiros de operações e o Acre dois. Funcionam aqui 54 estações de monitoramento; a rede de alerta opera em tempo real, fornecendo gráficos com volume de chuvas, níveis de rios e previsões.
Com o monitoramento de cheias e medição das vazões do rio Madeira, a CPRM apoia a Defesa Civil Estadual, o Sistema de Proteção da Amazônia, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental e a Prefeitura de Porto Velho. Dados coletados pelo sistema de telemetria são enviados diariamente, via satélite, à Agência Nacional de Águas, em Brasília.

Fonte:  Texto: Montezuma Cruz - News Rondônia


Apesar de muitos afirmarem que as enchentes não são agravadas pela construção das MALDITAS USINAS,  afirmo categoricamente que esta ação do homem foi o causador de tudo isto que está ocorrendo com o rio Madeira. Afirmo com todas as letras: MALDITAS USINAS !



Nenhum comentário:

Postar um comentário