sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ficar longos períodos jogando videogame pode causar dores nas articulações

Quantas horas você passa jogando no videogame diariamente? Ficar longos períodos tentando passar de fases pode trazer o comprometimento das articulações. Isso porque, como são realizados movimentos repetitivos podem causar artrite crônica, uma inflamação que acomete as articulações e que provoca dor e limitação de movimento.

Além do videogame, enviar torpedos e digitar por horas consecutivas podem gerar dores no pulso e nos dedos. "Quando os movimentos são realizados várias vezes e em postura inadequada pode ocorrer lesões musculares e causar desgaste nas articulações e nervos, gerando não apenas as dores como inflamações", afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna - ABRCColuna, diretor do Instituto Pilates.

De acordo com o especialista, o uso de ferramentas tecnológicas como celular, tablet e videogame causa lesões na região cérvico-escapular dos pacientes, que é onde inicia o membro superior, os ombros. "Como ao escápula não fica acomodada quando fazemos emprego dessas tecnologias, causa um esforço maior na musculatura, gerando as lesões. O problema é que durante a prática dessas atividades o cérebro libera endorfina que inibe as dores. Por isso, alguns costumam passar mais de 8 horas jogando sem sentir os incômodos, o que acaba prejudicando os músculos e as articulações", esclarece.

O fisioterapeuta alerta que o tempo máximo de permanência jogando é de duas horas para adultos e de apenas uma hora para crianças, com pausas de 15 para ingerir líquidos e descansar os músculos. Sendo assim, quando essas pausas não são realizadas, a pessoa pode apresentar sintomas como dores nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Tratar dores
De acordo com Montenegro, o ideal é realizar pausas durante a realização de atividades que requerem movimentos repetitivos para descansar os músculos e as articulações dos locais mais afetados por  lesões como os ombros, punhos, cotovelos e mãos. "Para tratar as dores, um método utilizado é o pilates. Os execícios são desenvolvidos respeitando as limitações  de cada paciente. O objetivo é melhorar a amplitude dos movimentos e reduzir as dores articulares", garante Montenegro.

Por meio do pilates é possível melhorar o grupamento muscular em torno da articulação a fim de aumentar a flexibilidade e também o fortalecimento da musculatura. "Existem diversos exercícios dentro do pilates que trazem benefícios para as articulação atingida, fazendo com que ocorra uma redução do esforço e pressão sobre elas. Ou seja, quando os músculos estão fortalecidos, o alinhamento articular, diminuindo a incidência de lesões ou de dores", finaliza Helder.

Fonte: Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário