quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

5 coisas que as moto escolas brasileiras deveriam ensinar, mas não ensinam

Na Europa todos os 5 itens fazem parte do processo para se obter carteira de habilitação para motociclistas...
Se compararmos a forma como é conduzida os testes para se tirar a carteira de habilitação de motos no Brasil com a forma implementada na Europa, fica muito claro uma coisa: a do Brasil precisa urgentemente mudar! 


Pode parecer coincidência, mas não é a toa que o índice de acidentes e mortes dos motociclistas no trânsito na Europa é exponencialmente inferior que no Brasil. Apenas a título de curiosidade, se somarmos os acidentes com motos de todos os países da comunidade europeia, não se chega ao número dos que ocorrem no Brasil. Tudo uma questão de preparo, treinamento, seriedade e planejamento. 
Para combater o alto índice de acidentes com motos no Brasil, não existe outro caminho, é preciso uma reestruturação geral no processo de treinamento (moto escolas) e habilitação para motociclistas. No mínimo. 
Se um motociclista europeu conhecer como funciona para tirar carteira de habilitação de motos no Brasil, ele vai certamente dizer: nossa como é fácil e simples, qualquer um passa nesse teste! Isso porque, em países como Inglaterra, Alemanha, França, dentre outros da comunidade europeia, o processo é demorado, difícil e muitos fazem várias tentativas, até conseguirem passar nos testes. Vide aqui matéria (abrirá em nova janela) a respeito da obtenção de habilitação para motos acima de 600cc na Inglaterra. 


Por exemplo, nos testes práticos (são dois módulos) para se tirar habilitação de motos na Europa, o condutor passa por provas de “parada de emergência”, onde numa velocidade de 50km/h precisa parar a moto rapidamente, usando apenas o freio dianteiro. Outra coisa que faz parte desses testes, é o condutor fora da moto, com ela desligada, a manobrá-la com o uso das mãos e pés, quanto a curvas, também tem-se prova nos testes. Enfim, são testes completos que visam de fato mostrar que o condutor sabe pilotar uma moto com segurança.
Vamos aos itens que julgamos importantes e não são levados em consideração nas motoescolas brasileiras e nem mesmo no teste prático para se tirar habilitação: 

1) Intimidade com a moto

Movimente a sua moto, sinta seu peso empurrando-a, desligada, para a frente e para trás. Tire e coloque-a no cavalete central, se houver, ou mesmo no lateral. Monte, acione os comandos com o motor desligado, ande para frente e para trás empurrando-a com os pés. Ganhar intimidade com o veículo é importante, e esse é o jeito. 
Uma das ocorrências mais chatas e frequentes entre motociclistas inexperientes é deixar a moto cair parada. Na maioria das vezes isso não terá muitas consequências além de uma lente de pisca quebrada ou um amassadinho no escape, mas é uma chatice que pode ser evitada se você tiver noção do peso, do tamanho e de como movimentar uma moto. Estacionar fará parte do seu dia a dia, e começar por aí é simples e necessário.

2) Treine acelerar e trocar de marcha

Procure um espaço amplo para poder treinar, livre de obstáculos como postes, árvores, meios-fios. Um estacionamento vazio, um pátio ou uma quadra são ideais. Na falta disso, uma rua com pouco movimento e plana pode servir. Treine à exaustão procedimentos básicos como dar partida, sair, engatar duas ou três marchas e reduzir até parar. Repetir essa operação é fundamental para se familiarizar com os comandos de acelerador, embreagem e câmbio. 
Com o passar do tempo, esses movimentos se tornarão automáticos, mas quem está começando precisa de treino, de paz e tranquilidade para repetir várias vezes os movimentos, prestando atenção no que dá certo, no melhor modo de se realizar tais ações. 


3) Acionando o freio 

Esse mesmo ambiente seguro, o mais distante possível de perigos para o novato e para as pessoas em geral, é ideal para a prática da frenagem. E não há como pular etapas: é obrigatório começar a baixas velocidades, 20 ou 30 km/h no máximo. Experimente cada comando de freio individualmente para entender o que cada um faz e como a moto reage. A manete do freio principal de uma motocicleta, o dianteiro, é acionado pela mesma mão do acelerador, e não por mera coincidência uma vez que o preceito básico para quem quer parar é... deixar de acelerar! Sendo assim, ganhe intimidade com essa ação de soltar o acelerador e agir sobre a alavanca, um fundamento básico importantíssimo. Fazer isso repetidas vezes, variando levemente a intensidade da frenagem oferece ao motociclista estreante a chance de compreender não apenas a importância do freio dianteiro como sua capacidade de frenagem. Alternar esse exercício com o freio traseiro, acionado com o pé, fará com que cada comando seja “sentido” de maneira apropriada.
Feito isso, treine a freada correta, que é aquela que usa os dois comandos simultaneamente, com prioridade para o freio dianteiro, que deve ser o responsável por cerca de 70% do poder frenante. Como não há instrumento para aferir isso, vale usar a sensibilidade. E daí a importância de treinar o uso individual de cada comando para depois passar a usá-los em conjunto.


4) Aprenda a desviar

Simule mudanças de trajetória leves, como que desviando de algo – buraco, pedra, pedestre. Em baixa velocidade, praticar esses desvios é a melhor maneira de evitar algo comum em novatos ao guidão: o medo paralisante. Parece piada, mas a inexperiência ao guidão associada ao natural receio de acidente às vezes faz com que, ao ver o “perigo”, seja ele qual for, o motociclista siga direto para ele, como se estivesse sendo atraído por um imã. Treinar essas mudanças de direção, começando devagar e cada vez aumentando a velocidade do desvio e sua amplitude, oferecerá a segurança necessária para agir bem quando for preciso.

5) Como fazer curvas

Ah, eis o "x" da questão! Se mesmo motociclistas com muitos anos de guidão confessam serem incapazes de encarar curvas sentindo segurança plena, o que dizer então de novatos? É muito difícil ensinar a correta condução de uma moto simplesmente com um texto. Mesmo assim, vale lembrar alguns preceitos essenciais para enfrentar o dragão: primeiramente, comece devagar, mas não muito, pois o grosso do equilíbrio de uma motocicleta vem do efeito giroscópico gerado pelo movimento das rodas. Sem aprofundar muito em tal fenômeno físico, basta saber que quanto mais velozmente girarem as rodas, maior será o efeito equilibrante que mantém a moto em pé.
Não entenda isso como uma sugestão para que a velocidade elevada seja a solução de seus problemas, mas apenas um alerta de que andando devagar demais, a motocicleta não fica estável e daí aquelas curvas feitas como se o condutor estivesse tremendo.
Um truque fácil e eficaz é direcionar o olhar para onde se quer ir, e jamais mirar o chão pertinho da roda dianteira, o que fatalmente resultará em uma trajetória truncada. Esse “olhar longe” não é algo muito fácil de se fazer na cidade, pois curvas de esquina não permitem isso, mas em estrada é uma estratégia que fará toda a diferença.
Outra manha de pilotagem é usar a força das pernas e pés para ajudar nas curvas. Funciona mais ou menos assim: em curva para a direita, force seu joelho esquerdo contra o tanque enquanto se pé direito faz força para baixo na pedaleira. Não exagere, apenas uma pressãozinha é suficiente para melhor endereçar a moto à trajetória desejada.
O contra-esterço também é uma técnica excelente, e consiste em simplesmente contra esterçar, ou seja, se for fazer uma curva para a esquerda, exerça uma ação no guidão como se quisesse girá-lo para a direita. Pode parecer absurdo, mas funciona, pois assim a moto parece querer mergulhar curva adentro, atraída para a direção que você deve ir. 
Evidentemente, todos exercícios devem ser realizados em local seguro e em velocidades moderadas, que devem aumentar conforme o aprendizado evoluir – como em um videogame, em que se “sobe de fase”. 

IMPORTANTE:

Para se fazer os testes práticos para tirar habilitação na Europa, o motociclista precisa estar usando: capacete fechado, jaqueta e calça com proteções, luvas, colete de visibilidade e botas adequadas. Sem um desses equipamentos, o motociclista simplesmente não pode fazer os testes. Isso deveria ser ensinado nas motoescolas brasileiras!
Pilote sempre 100% equipado. Não é pelo fato de ser um novato e estar apenas estabelecendo o primeiro contato com a moto que você poderá dispensar o aparato de segurança. Capacete, luvas e calçados de cano alto é o básico. Jaquetas com proteções nos ombros e cotovelos, assim como proteções nos joelhos e pernas são também muito aconselháveis. Tenha em mente que ninguém nasce sabendo, mas que com força de vontade e método, todos podem aprender. 
Fonte: Texto por Roberto Agresti, adaptado pelo Policarpo - RockRiders.com.br 


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