quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Universidades do Brasil estão entre as melhores

Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com um ranking chinês publicado no último dia de agosto.    O ARWU (Academic Ranking of World Universities) conforma a supremacia dos EUA no ensino superior.

Das instituições brasileiras na lista, a USP (Universidade de São Paulo) aparece na 144ª posição e é a única da América latina entre as 150 melhores do mundo. Há quatro anos as mesmas seis brasileiras figuram entre as melhores do undo, segundo o ranking chinês.

As outras instituições de ensino superior do Brasil no "Top 500 de Xangai" são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 318ª), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª).

A edição de 2014 do ranking universitário não apresenta muitas mudanças em relação a 2013 e confirma o domínio americano. Harvard é considerada a melhor Universidade Califórnia.

O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jião Tong da cidade chinesa. A classificação é objeto de algumas críticas por sua metodologia. Ela se concentra nas pesquisas de ciências exatas, em detrimento do ensino, mais difícil de quantificar.

Entre os critérios está o numero de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel de Matemática e que teve o brasileiro Artur Avila entre os vencedores este ano), assim como o número de artigos em revistas de língua inglesa como "Nature" e "Science".

Fonte: Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário