terça-feira, 23 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NADA DE NOVO NO FRONT: DEBATE NÃO MEXEU COM A DISPUTA

O debate entre os candidatos ao Governo, da Rede TV!/SGC, foi um pouco mais pesado que os anteriores, como se esperava. Até porque começaram alguns ataques, principalmente na direção dos dois candidatos que estão ponteando as pesquisas, Confúcio Moura e Expedito Júnior. Depois, porque Jaqueline Cassol e Padre Ton, que querem subir nas pesquisas, também aumentaram o tom de seus discursos. A última pesquisa do Ibope norteou o debate de domingo, colocando Expedito Júnior, o líder dela, como principal alvo. Mas sobrou também para Confúcio Moura e até para Jaqueline. As propostas básicas já são conhecidas e praticamente não mudaram em quase nada a direção do confronto entre os postulantes.  Todos, é claro, de olho na próxima pesquisa, que o Ibope promete divulgar no próximo final de semana, a poucos dias da eleição. A contar desta terça, faltam 13 dias para que o eleitor vá às urnas e decida quem irá para o segundo turno. A hora da decisão está chegando e os candidatos - ao menos os dois que ponteiam as pesquisas e Jaqueline, que ainda tem chance - terão que gastar os últimos trunfos. Uns para confirmar, outros para tentar ainda alguma coisa.
Se as pesquisas do Ibope estiverem certas (há muitos anos o instituto não acerta em cheio em Rondônia), Expedito Júnior e Confúcio Moura irão para o segundo turno, em 26 de outubro, ou seja, a pouco mais de um mês a partir de agora. Jaqueline ainda pode crescer e chegar lá e o Padre Ton, com o petismo em queda em todas as regiões do país, só por milagre. O que, para um padre, não seria inédito. Só Pimenta de Rondônia está fora. O debate de domingo, sem grandes novidades, não mudou a situação o que já existia. Mas só se saberá realmente o que o eleitor está pensando na próxima pesquisa. Até lá, o pau continuará cantando...
 BAIXARIA - Não poderia ter terminado pior a semana, na campanha eleitoral ao governo. A baixaria, que todos os candidatos juraram na OAB que não iriam permitir, chegou com força nas redes sociais. Ataques pessoais, ofensas, palavreado chulo, valeu tudo na batalha política. O que se pergunta é o que os concorrentes vão fazer lá na OAB, ao assinarem um termo público de compromisso com a sociedade, para depois, ao menos alguns dos seus simpatizantes, quando não o próprio candidato,  esquecerem a promessa e permitirem a baixaria? Lamentável!
HOMENAGEM A MIGUEL - Tem razão o blogueiro e jornalista Carlos Henrique Angelo: Miguel de Souza tem feito mais por Porto Velho e por Rondônia do que muito político eleito e muitos prefeitos e ex prefeitos. Sua atuação junto ao Ministério dos Transportes tem representado avanços concretos para o Estado e não apenas as tradicionais promessas que, por vezes, levam décadas para serem concretizadas, quando o são. Está na hora de Miguel receber os elogios que merece, graças ao seu trabalho. CHA tem mais um aliado, nesta empreitada!
 SONHO QUE DEU CERTO - É sempre bom lembrar que quando Miguel de Souza começou a dizer que a saída para o Pacífico era viável e um caminho incrível para o desenvolvimento de Rondônia, foi taxado de sonhador e até de outros adjetivos menos aceitáveis. Passaram-se os anos e o que foi uma visão de futuro está praticamente concretizado, abrindo as portas para um mercado imenso aos produtos rondonienses.Os críticos foram ficando pelo caminho, esquecidos da população e engolidos pela própria incompetência. E Miguel está firme...
 SERÁ QUE AGORA VAI? - A novela do Anel viário de Ji-Paraná tem mais um capítulo. A obra, que já devia estar pronta há longo tempo, enfrenta dificuldades como a grande maioria das obras públicas em Rondônia e no país por interferência de órgãos fiscalizadores, palpiteiros e outros quetais. Como sempre, no final, aconteça o que acontecer, quem sai perdendo é a coletividade, sempre ignorada nas decisões em que se manda paralisar obras vitais. A última notícia é que o Anel Viário será concluído. Será mesmo que agora vai?
 CASO DE POLÍCIA - Está em andamento uma campanha eleitoral como poucas vezes se viu na história do Brasil e de Rondônia. A Justiça Eleitoral optou por interpretar a lei de forma que muitos candidatos ficaram sem qualquer visibilidade. Foi e é tanta proibição, que há casos em que parece que pedir votos é crime, dos mais graves. Uma pena que na incipiente democracia brasileira, eleição tenha se transformado em caso de polícia e Justiça e não de debates com a coletividade. Quente mesmo é se saber a agenda dos candidatos, como se isso tivesse alguma importância. Lamentável!
 CANALHAS SOLTOS - Vergonha, canalhice, turma de safados! Quase 22 milhões de reais foram investidos para construção de prédios aos desabrigados pelas constantes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Vários prédios erguidos nunca poderão ser usados, porque estão rachados antes da conclusão dos trabalhos. Todo o dinheiro já foi gasto. As mais de 370 famílias que seriam beneficiadas continuam em abrigos provisórios. Como sempre, nem um só dos canalhas envolvidos no novo escândalo foi preso. É o Brasil da corrupção e da impunidade!
 PERGUNTINHA - Muito perto do dia da escolha, você já sabe em quem vai votar para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa ou ainda não se decidiu, como sete entre dez eleitores?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário