quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ TEMAS IMPORTANTES QUE AINDA ESTÃO FORA DA CAMPANHA

Que temas importantes os postulantes ao Governo deveriam estar debatendo com maior profundidade e ainda não o estão? As tradicionais questões da saúde, educação, segurança e outras do mesmo contexto fazem parte dos discursos de todos, como as orações para os cristãos. Há ainda aqueles que dizem que vão terminar as obras paralisadas em Porto Velho, mesmo sabendo que elas são na maioria federais e que o Estado quase nada pode fazer. Pouco se ouve, por exemplo, sobre as rodovias estaduais. Como elas estão, precisam ser recuperadas, como diminuir os graves acidentes diários, como na RO 010 (foto), por exemplo? E a construção de novos hospitais? Todos falam em regionalizar a saúde, mas não dizem como fazê-lo. Para acabar com o sistema da "ambulâncioterapia", que transformou a BR 364 num corredor de doentes para a Capital, só com UPAs de qualidade e hospitais de pequeno e médio portes, pelo menos, em todas as cidades. Tal projeto é viável? Só nos discursos, porque na realidade não há recursos para isso.
Na segurança pública, também se ouve promessas sem fim. A verdade é que mais policiais nas ruas ajuda, mas jamais resolve. A melhoria na segurança - e isso os candidatos não dizem - depende muito mais da União e de uma profunda mudança no Código Penal, do que qualquer outra coisa. Afora isso, é só enxugar gelo. Mudar a situação da superlotação dos presídios e recuperar presos também foge do controle do Estado.  E é sempre bom lembrar que tem que combinar com os presos, quando se fala em programas de ressocialização. Se eles não quiserem, como a maioria está de lixando para ter uma vida decente, não tem projeto que dê certo. Problemas não faltam.  Nisso tudo,  não há milagre. E há assuntos que os futuros governadores não conseguirão resolver nem hoje nem daqui a 500 anos...
 DEBATE QUENTE - Nesta sexta, o segundo e considerado mais quente debate entre os cinco candidatos ao Governo acontece na TV Candelária/Record. Léo Ladeia vai comandar.Jornalistas da emissora também farão perguntas, com sorteio para quem vai responder e comentar. Mas o quente mesmo será o embate entre o quinteto. Vai sair faísca. Dois dias depois o Ibope fará pesquisa e, quem se sair melhor no debate, certamente poderá aparecer melhor. Começa às 22 horas, horário local, para mais de 20 emissoras em todo o Estado. No dia 30, tem o último debate, na TV Rondônia.
 AO GOSTO DO FREGUÊS - Dizem por aí que um hotel da Capital é centro de aliciamento de prostitutas. Existiria até um portfólio com fotos de gatas, lindas, que seriam cooptadas por universitárias, para que o "freguês" escolha o "cardápio". O que se estranha é que o assunto é tratado como se fosse de conhecimento público, mas as autoridades até agora nada fizeram contra isso. Se tudo for verdade mesmo, uma simples investigação no sistema hoteleiro de Porto Velho vai mostrar claramente à polícia o que está acontecendo e quem está envolvido. Agora, o caso tem que ir para as mãos das chamadas autoridades competentes...
 NA ESCURIDÃO - Dá pena saber que a incompetência continua gerindo o sistema de energia elétrica na Capital. Todos os dias as redes sociais estão cheias de reclamações e protestos, porque a famigerada Eletrobras Rondônia, que agora é o novo nome pomposo da antiga e também incompetente Ceron, continua deixando vários bairros às escuras. Alguns várias vezes na semana e até mais de uma vez no mesmo dia. Aparelhos eletrônicos queimados, prejuízos incontáveis, mas a conta, uma das mais altas do país, só aumenta. Pobre do contribuinte!
 ATRÁS DO OURO - Dezenas de balsas no rio Madeira, à cata de ouro, foram cercadas, dias atrás, por forte aparato policial. Pelo menos 30 pessoas foram presas (a maioria já solta) e alguns equipamentos destruídos (para os balseiros e a CUT de forma ilegal), porque estariam garimpando em áreas proibidas. A polícia estaria cumprindo ordem judicial. O ouro ao Madeira, que muitos achavam que tinha acabado, vê-se,  está muito longe de terminar. Só que atualmente não há autorização para a busca do ouro no rio, a não ser em casos muito restritos.
 QUATRO ANOS SEM... - Depois de quatro anos sem reajuste, as empresas de ônibus de Porto Velho recorreram à Justiça, para buscar o direito de terem preços compatíveis com seus custos. A Prefeitura da Capital continua irredutível, não autorizando nenhum aumento, mesmo com a planilha de custos das empresas apresentarem números que determinariam um alinhamento de preços ao menos para compensar as perdas inflacionárias. O caso continua andando no Judiciário e nos próximos dias poderá haver novidades.
 NOME NACIONAL - Mais um rondoniense fazendo sucesso país afora. No próximo 1º de outubro, o médico Hiran Gallo vai assumir seu quinto mandato como representante do Estado na diretoria do Conselho Federal de Medicina. Ele foi eleito em voto direto por seus colegas e é um nome constantemente citado para ser o futuro presidente da mais importante entidade médica da país. Autoridades e convidados de Rondônia deverão prestigiar a posse de Hiran, que ocorre exatamente em uma semana.
 PERGUNTINHA - Quem será o grande vencedor do debate desta sexta à noite, na TV Candelária/Record, entre os cinco candidatos que disputam o Governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário