sábado, 27 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HEPATITE EM CRIANÇAS: É A ÁGUA CONTAMINADA EM ESCOLA

A descoberta é estarrecedora e foi denunciada pelo telejornalismo da TV Candelária. O poço de uma escola em Porto Velho, onde estudam mais de 800 crianças, está contaminado. Cavado perto da fossa, os cloriformes fecais invadiram a água e há suspeita de que  menos 32 crianças estão com hepatite A por causa disso. Vários professores também foram afetados e estão com a doença. O caso da Escola Municipal Ely Bezerra, no bairro Mariana, é apavorante, não só pelo enorme perigo que representa, como porque o mesmo drama pode estar acontecendo em outros educandários, onde não existem postos artesianos decentes e a contaminação da água é um grande risco. O caso é de uma gravidade de tal tamanho, que exigiria medidas urgentes e drásticas, como uma intervenção na escola, investimentos já para a construção de um poço que seja mesmo artesiano (nenhum com menos de 100 metros tem água totalmente confiável) e, mais que isso, uma investigação rápida em todas as escolas onde existem poços sem profundidade, que podem ser contaminados, para evitar que o problema seja ainda pior. Os pais e professores estão assustados e com razão. Não é possível que as crianças, que saem de casa saudáveis, bebam água contaminada, se é que a doença foi adquirida mesmo pelas causas que estão sob suspeita.
Os perigosos poços amazonas, quase todos com água contaminada, estão espalhados por quase toda a Porto Velho e em muitas cidades rondonienses. Na Capital, como o sistema de abastecimento da Caerd é ainda muito menor do que devia ser  (e as obras para levar água potável às áreas mais distantes não saem do lugar), cabe ao Poder Público encontrar uma solução imediata  para esta dramática situação não só na escola Ely Bezerra, mas em todas as outras onde a água é suspeita. Não há mais tempo a perder!  
 SENADORES NA TELA - A última semana em que será possível fazer debates e entrevistas com os candidatos, terá ainda o encontro na TV Rondônia (Globo), na terça-feira, dia 30, no último confronto dos postulantes ao Governo. E, a partir de segunda, os quatro candidatos ao Senado terão mais uma hora cada um, na TV Candelária, para exporem suas ideias. Será no programa Tempo Real, da TV Candelária, apresentado por Léo Ladeia. Ivone Cassol é a entrevistada na segunda; Acir Gurgacz na terça; Aluizio Vidal na quarta e Moreira Mendes na quinta.
 GUERRA NA SAÚDE - Uma guerra política em Cacoal, entre o prefeito Padre Franco e seus adversários, pode colocar em risco o setor de saúde. Toda a confusão gira em torno da transferência da Unidade Mista de Saúde para o Hospital São Daniel Comboni, que Franco quer de qualquer maneira, mas que não foi aprovado pela Câmara. Na confusão, o Prefeito decretou "Estado de Perigo Iminente no Setor Hospital". O decreto lhe dá poderes especiais, inclusive para requisitar prédios privados para área de saúde.
 PROVAÇÃO E CALVÁRIO - O setor tem sido uma verdadeira provação, na vida pública do Padre Franco. Depois de substituir 12 secretários, ele cometeu a infelicidade de dizer que o problema era que a população adoecia demais. Ou foi uma brincadeira de mau gosto ou foi uma daquelas frases que os políticos fazem questão de esquecer que disseram. Agora, a briga é em relação ao Daniel Comboni. Não está fácil para o prefeito de Cacoal conseguir andar para a frente, na questão da saúde pública municipal. Pelo contrário: ela tem sido seu calvário, para usar um termo bíblico..
 BOCA FECHADA! - Mais uma ação visando calar a imprensa, que, aliás, é o sonho de muitas autoridades brasileiras. O Ministério Público Federal de São Paulo está processando o SBT e a jornalista Rachel Scheherazade, por ela ter emitido sua opinião num caso em que um bandido "di menor" foi amarrado por populares, até a chegada da polícia. Não houve uma só ação para proteger as vítimas do criminoso "di menor", apadrinhado por leis que lhe dão o direito de roubar, matar, estuprar. Mas quando um jornalista dá uma opinião em protesto contra esse absurdo legal, então tem que ser calado. Lamentável!
 INIMIGA - A presidenciável Marina Silva falou a verdade, dessa vez: se ela for eleita, a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus, jamais será concluída. Marina usou o eufemismo de que a rodovia é "economicamente inviável", o que todos que são da região sabem que é um grande absurdo. Ela não mentiu, mas omitiu: está seguindo a cartilha das ONGs internacionais, que a tem como "ídola" e que decidem o que pode e o que não pode ser feito na Amazônia. Eleita, Marina será uma inimiga do desenvolvimento da região, lamentavelmente.
 ÚLTIMA CHANCE - A uma semana da eleição, os candidatos apressam o passo tanto na Capital quanto no interior. É o último sábado em que haverá horário eleitoral gratuito e campanha aberta. A partir de quinta-feira, dia 2, termina o período em que a a propaganda pode ser feita abertamente. Nesta reta final, há alguns candidatos otimistas e outros desesperados. Espera-se também uma nova pesquisa do Ibope, para este final de semana. Portanto, quem não conseguir convencer o eleitor daqui até quinta, pode dar adeus à eleição. Faltam só oito dias...
 PERGUNTINHA - Depois do debate de ontem à noite, na TV Candelária, ficou ainda alguma dúvida sobre o seu voto ou ele já está definido?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Um comentário:

Blog do Chaddad disse...

Obrigado pelo comentário Antônio. Irei sim visitar a sua página. Abraço.

Postar um comentário