terça-feira, 30 de setembro de 2014

TECNOLOGIA - Rede social Orkut sai do ar nesta terça após dez anos de atividade

O que falar dessa rede social que tanto conhecemos e consideramos pacas? O Orkut, parte importante da história da internet brasileira, deixa de existir nesta terça (30). Às 10h30h, o serviço dará lugar a um museu digital com os arquivos e discussões de todas as comunidades púbicas - 51 milhões ao todo.

Batizado de Arquivo de Comunidades, o museu poderá ser acessado pelo mesmo endereço que obrigou a rede até hoje, orkut.com.  O acervo reunirá todas as mensagens trocadas dentro destes grupos desde quando  o Orkut foi criado, há pouco mais de uma década. São 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações.

Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Takeout (google.com/settings/takeout) até setembro de 2016.

Depois de setembro, nem mesmo o endereço orkut deverá ser mantido pela empresa visto que o Orkut Buyukkokten, engenheiro turco criador da rede, deixou o Google há  quatro meses e pretende manter controle sobre o domínio.

Abandonado pelo Pai - Desde que o Google anunciou que desativada a rede, Orkut Buyukkokten, criador da rede social, teve seu perfil no Facebook inundado por mensagens de usuários brasileiros furiosos.

Os apelos de alguns mais educados do que outros eram para que o programador turco evitasse o fim do site. Buyukkokten, porém, não respondeu aos indignados.

Fonte: Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário