segunda-feira, 29 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O SEBRAE CONTINUA ISOLADO E SEM RESPONDER A NINGUÉM

Tem gente que se faz de doente pra passear de ambulância, ou de morto prá ganhar sapato novo. A malandragem explica essas piadas. É quando o sujeito se faz de vítima, fica no seu cantinho, sempre tentando se esgueirar, até ter alguma vantagem. Quando quem faz isso é um órgão público, oficial, aí deixa de ser brincadeira e passa a ser uma tentativa de engodo. Às vezes não dá certo. É o que parece que vai acontecer com o Sebrae nacional e o Sebrae em Rondônia, que fazem de conta que não é com eles as constantes críticas e os pedidos de explicação vindos de autoridades e entidades, sobre a intervenção no órgão e a total falta de informações à coletividade. Nesta semana, três entidades importantes questionaram novamente os motivos da intervenção, que já vai para um ano, mas, mais que isso, os resultados das auditorias que estão sendo feitas. Tanto a Facer (Federação das Associações Comerciais), quanto o Sindicato das Pequenas e Micro Indústrias (Simpi), como a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, assinaram documento à direção  do órgão, pedindo novamente explicações. Não aceitam que as investigações sobre as denúncias de roubalheira no Sebrae rondoniense possa correr o risco de ficarem em segredo e as descobertas escondidas embaixo do tapete.
Na carta enviada ao alto comando do órgão, em Brasília, uma das perguntas é: "quais os critérios para fixação do prazo da intervenção no Sebra-RO?" Outra: "a auditoria especial externa será meramente contábil ou se prestará a apuração de eventual ocorrência de fraude, haja vista procedimentos legais instaurados pelas auditorias de CGU/TCU?" Os empresários e suas entidades representativas querem respostas. Até agora, só ouviram o silêncio, como se o Sebrae não precisassem prestar contas a ninguém. Está quietinho, se fingindo de morto, pra ganhar sapato novo?
 NÃO APITAM NADA? - Assinada pelos presidentes Gerçon Zanato  (Facer); Leonardo Sobral (Simpi) e Joana Joanora Neves  (FCDL), o documento não mereceu até agora nenhuma resposta. As três entidades prometem: vão à Justiça para não permitir que a situação do Sebrae de Rondônia se mantenha como está! Continuam ainda pressionando para que os interventores do órgão não tratem o empresariado local como se não merecesse qualquer tipo de atenção ou explicação. Para o Sebrae, em Rondônia, quem não é da turma, não apita nada!!!
 LÁ SE FOI  UM GÊNIO - O Brasil e Rondônia perderam uma personalidade do mundo da ciência. A morte do professor e mestre Luiz Hildebrando Pereira da Silva, nesta semana, abre uma lacuna nos estudos científicos, principalmente de doenças tropicais, que não será preenchida tão cedo. Hildebrando, uma das mais incríveis cabeças deste país, era comunista e ficou exilado 30 anos na França. Quando voltou, trouxe todo o seu conhecimento e grandes avanços no controle da malária, por exemplo. A Unir, seus professores e alunos lamentaram de forma especial esta perda, irreparável.
 OS PERDEDORES DE SEMPRE - Nos próximos dias, termina o contrato da Prefeitura de Porto Velho com a empresa Marquise. A administração disse que encerrou o negócio porque a Marquise não cumpria corretamente o contrato. Já a empresa veio a público dizer que foi ela quem desistiu, porque a Prefeitura não pagava corretamente. Não importa a essa altura do campeonato quem está com a razão. No final das contas, já se sabe quem vai perder: a população, é claro!
 CIDADE SUJA - No dia em que terminar o contrato, a Marquise já avisou que pega seus caminhões e leva embora. Como a concorrência que a prefeitura queria fazer foi considerada eivada de irregularidades pelo Tribunal de Contas, não se sabe quando haverá o certame e muito menos quando começará a limpar a cidade a nova empresa a ser contratada. Nesse meio tempo, a previsão é a pior possível: Porto Velho pode ficar entregue às baratas e aos ratos. E o lixo, apodrecendo nas ruas...
 QUEM SERÁ? - Uma das maiores incógnitas desta eleição é quem serão os representantes de Rondônia na Câmara Federal. São oito vagas, mas há pelo menos 15 nomes com chances reais, segundo o que se ouve em todas as regiões. Pode haver algumas surpresas também. Nomes que eram considerados muito fortes e conhecidos em toda a Rondônia, podem ficar fora. E quem não se contava como com grandes chances, pode aparecer na relação final. Há pelo menos uma grande surpresa a caminho. Esperemos para ver se ela se concretiza.
 NÃO VAI DAR EM NADA - Há quem diga que o acordo de delação premiada que o doleiro Alberto Youssef fez com a Justiça, pode estremecer a República, tal o volume de podridão que ele vai contar e os peso pesados do poder e da política que denunciará. Só os ingênuos acreditam nisso. Um caso mais escabroso, o da roubalheira da Petrobras, com desvios de não menos que 300 milhões de reais, não deu em nada, mesmo com todas as denúncias feitas. Então, essa do Youssef também vai dar em nada. O Brasil perdeu a vergonha e o respeito e os criminosos, mesmo conhecidos, continuam no poder.
 PERGUNTINHA - Exatamente daqui a uma semana, quando ocorrer a eleição, você acha que escolherá os melhores nomes para os parlamentos e para a Presidência ou terá que se contentar com os menos ruins?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário