sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O PT NÃO GANHA DISPUTA PRESIDENCIAL POR AQUI DESDE 2002

Surpreenderam alguns dados da última pesquisa do Ibope, sobre a disputa pela Presidência da República, em Rondônia. Os números mostram que houve uma mudança muito importante nas decisões do eleitorado. A primeira constatação: pela primeira vez desde 2002, quando Lula ganhou fácil de José Serra no Estado (a foto é a capa da Veja, em novembro de 2002), o PT tem a maioria de intenções de votos por aqui. Nem Lula em sua reeleição e nem a própria Dilma, há quatro anos atrás, conseguiram convencer o eleitorado de que seriam a melhor opção para o país e, ainda, de forma especial para Rondônia. Outra surpresa: em 2002, quando Lula e Serra foram para o segundo turno, o tucano foi derrotado aqui no Estado também por Antony Garotinho, que fez 26 mil votos a mais do que Serra. Já na eleição de 2006, o petista Lula perdeu nas terras rondonienses para Geraldo Alkmin. A diferença em favor do hoje governador de São Paulo foi de mais de 15 mil votos (344.096 para Alkmin; 329.958 para Lula). No primeiro turno, outro dado para se recordar: novamente candidata à Presidência, Marina Silva, teve mais de 100 mil votos dos rondonienses.
Em sua primeira eleição, Dilma Rousseff também perdeu para um representante do PSDB em Rondônia, num momento em que o PT estava em alta no país. Ela somou 347.138 votos. Ficou bem atrás de Serra, que teve 385.735. Foram 38.597 de diferença. Certamente pelos pesados investimentos federais no Estado, em áreas importantes (das usinas aos programas habitacionais e à expansão do Bolsa Família), as pesquisas do Ibope têm colocada a Presidente bem à frente, para um segundo mandato. Dilma tem 35% das intenções de voto, contra 24% - empatados - de Marina e Aécio Neves. Os petistas, em Rondônia, conseguiram dar a volta por cima, ao menos na disputa presidencial...
E FEZ-SE A LUZ! - Passaram-se quase duas décadas, mas finalmente, fez-se a luz!  Ou seja, se fará a luz, ao anoitecer desta quinta, quando será finalmente inaugurado o Teatro Estadual de Porto Velho, com capacidade para mais 1.100 espectadores. Um teatro maior que o histórico prédio do Teatro do Amazonas, que recebe apenas 700 espectadores sentados. Quem nasceu em setembro de 1997, quando a obra foi iniciada, está hoje comemorando seu 17º ano de vida. Nosso teatro, enfim, começa a contar seus aniversários a partir de agora...
 DOIS PRESENTES - É a segunda obra importante que Porto Velho ganha em menos de duas semanas. A primeira foi a ponte sobre o rio Madeira, que mesmo sem ser totalmente concluída (sem iluminação, está entregue à escuridão), que deixou toda a comunidade feliz, depois de ver tantas obras paralisadas por tantos anos. Agora, é a vez do Teatro, que finalmente é entregue, com toda a sua grandeza, para todos os rondonienses. Já é um bom começo. Agora, só falta entregar umas 98 obras ainda em andamento na cidade.
 GREVE À VISTA! - A quinta-feira pode começar com mais uma má notícia para o tão combalido e explorado consumidor. É real a possibilidade de que os bancários anunciem nova greve, já que rejeitaram novamente a proposta de reajuste de 7% (vergonhosa por sinal!), apresentada a eles pelos bilionários banqueiros. Os trabalhadores dos bancos em Rondônia fazem assembleia que pode decidir pela paralisação. A greve nacional da categoria, no ano passado, durou 23 dias. Lá vem outra do mesmo tamanho?
 EXSCRECÊNCIAS - Por falar em greve e em bancos, é inacreditável como continua péssimo o atendimento nas agências bancárias da Capital, sempre superlotadas. Quando os caixas eletrônicos não funcionam direito (e é muito mais comum do que se possa imaginar), aí sim é o caos. Há casos de espera de uma, duas, três horas em agências como as do Banco do Brasil e Caixa Federal. Isso quando o caixa de uma agência, mesmo funcionando dentro dela, não pertença mais à estrutura daquela que a abriga. Uma excrescência a mais, para esculhambar o atendimento. Uma vergonha que se repete em cada canto deste país...
 CONFRONTO MAIS DURO - Nesta sexta à noite, na TV Candelária/Rede Record, tem mais um debate entre os cinco concorrentes ao Governo de Rondônia. Com as eleições cada vez mais perto, espera-se alguns confrontos mais duros do que os registrados no debate da Rede TV!/Sistema Gurgacz de Comunicação. As últimas pesquisas, incluindo a do Ibope, dando vantagem a Expedito Júnior, o colocarão certamente como principal alvo dos seus adversários. Confúcio Moura, Jaqueline Cassol, Padre Ton e Pimenta de Rondônia, além do próprio Expedito, vêm com tudo para o debate de amanhã!
  CULPA DO MORTO - O assassinato brutal do músico Zezinho Maranhão terminou com praticamente uma pena mínima à assassina. Zezinho, que perdeu a vida, foi transformado em vilão pela defesa da criminosa e os membros do júri aceitaram a tese. Claro, o morto não estava lá para se defender e contar toda a crueldade que sofreu. O músico foi morto com inúmeras facadas, mas para o júri, a culpa da sua morte foi dele mesmo. Uma coisa lamentável, que deixa bem claro para onde estamos caminhando em relação à (falta de) Justiça e à impunidade neste país.
 PERGUNTINHA - Você que estava esperando que Lula ainda  pudesse ser o nome do PT à Presidência, já sabe que  expirou o prazo para troca de candidatos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário