terça-feira, 23 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRO

O MUNDO IDEAL É O DAS PROMESSAS DOS CANDIDATOS

Pelo menos em algo muito especial, é extremamente positivo para o brasileiro comum participar da campanha eleitoral. Num ano em que a disputa é pela Presidência da República e governos estaduais, a maioria do povo sofrido, que vive com pouquíssimo dinheiro; com saúde cada vez menos eficiente; com uma educação muita vezes sofrível;  com total insegurança, se vendo refém da bandidagem que toma conta do país, o que se ouve dos candidatos é o quadro exato daquele país que todos sonharíamos viver. Nesse novo país, conforme as promessas da campanha, teríamos uma saúde pública exemplar. Hospitais e postos de saúde em profusão, médicos para todos, consultas sem filas de espera. Alguém poderia questionar, em qualquer canto do Brasil, sobre os milhares de doentes que ficam jogados até no chão de hospitais, sem atendimento, mas, é claro, sobre isso não se fala nas campanhas. A não ser para mostrar  ao eleitor que cenas assim jamais se repetirão, caso ele, o candidato que está no ar, seja o eleito. O mesmo pode se falar sobre segurança pública. No país e nos estados dos candidatos, não haverá violência. Os bandidos serão colocados no seu devido lugar, ou seja, nas prisões. E as ruas estarão infestadas, mas de policiais. Escola caindo aos pedaços? Jamais. No país dos candidatos, todas as escolas são exemplos, os professores ganharão salários dignos e os estudantes aprenderão de verdade.
Pena que na vida real, tão logo termine a eleição, a gente tenha que se beliscar e acordar do sonho. Daí, se verá o quanto era lindo, progressista, seguro e saudável a terra que nos venderam nas campanhas eleitorais e o quanto estamos distante de toda essa maravilha. Mas é claro que todos nós gostaríamos de viver toda a nossa vida  nesta terra prometida, que nos apresentam a cada dois anos, quando chega perto de irmos às urnas. Pena que todas essas promessas fiquem pelo caminho!
 PRIMEIRO DE TRÊS - Amanhã, acontece o primeiro de uma série de três debates que podem ser decisivos na disputa pelo Governo. Será na Sistema Gurgacz de Comunicação/Rede TV!, com o comando do experiente Solano Ferreira. Na próxima sexta, acontece o segundo e certamente mais esperado dos encontros, na TV Candelária, com comando de Léo Ladeia. No dia 30, a quatro dias da eleição (o que poderia influenciar mais apenas se ocorrer algum acontecimento muito especial), será a vez da TV Rondônia/Globo. Ainda não foi anunciado o nome do apresentador ou da apresentadora.
 HORA DA VERDADE - Desde terça-feira, quando os números da segunda pesquisa do Ibope foram anunciados, começou nova correria nos comitês. Quem ficou à frente (Expedito para o Governo e Gurgacz para o Senado), comemorou pouco e já saiu à rua, na busca de ampliar a vantagem. Os que ficaram atrás, correm atrás do prejuízo, na busca de reverter o quadro. A reta final da campanha está aí. Faltam apenas 15 dias para a Hora da Verdade!
 DEBATE COM IVONE CASSOL - Depois de Moreira Mendes, Acir Gurgacz e Aluizio Vidal, a vez é da candidata Ivone Cassol. Ela é a entrevistada de Sérgio Pires no programa Candelária Debate (TV Candelária/Record, em rede estadual), que vai ao ar neste domingo, a partir das 8h20 da manhã. É a quarta e última entrevista da série, em que os postulantes à única vaga ao Senado apresentam suas propostas e pedem o  voto do eleitor. Ivone falou sobre seus planos e prioridades, caso seja a escolhida.
CADÊ O HOSPITAL? - Depois dizem que os cidadãos é que são reclamões e nunca estão satisfeitos. Pudera! Em Alto Paraíso, por exemplo, a obra de um hospital novinho está pronta há mais de um ano, mas ele não pode ser utilizado. Depois de concluído, nem a Angevisa nem o Ministério da Saúde aprovaram o prédio, que teria uma série de falhas. Enquanto isso, a comunidade da pequena cidade próximo a Ariquemes sofre com uma estrutura de saúde pública muito ruim. Não dá vontade de chorar, uma situação lamentável como essa?
 PELO MENOS FALOU... - Duas questões nevrálgicas para o país, que nem Marina Silva e muito menos a Presidente Dilma Rousseff estão levando para a campanha, foram abordadas esta semana pelo tucano Aécio Neves. Pelo menos ele teve coragem de falar em temas que, para as duas mulheres que disputa, a `Presidência e seus aliados, são tabus. O primeiro é sobre a maioridade penal, que Aécio diz que vai rever se eleito. O outro é sobre as relações com nossos vizinhos (e ele citou nominalmente a Bolívia), que produzem droga e a mandam para nosso país. Colocou dois dedos em duas feridas...
 SÓ UMA FRAÇÃO - Apreensão de quase uma tonelada de cocaína, que no mercado mundial poderia ser vendida por algo em torno de  50 milhões de reais, foi um dos maiores feitos da Polícia Federal rondoniense, neste ano. Provavelmente uma das maiores apreensões em todo o país. Se houve investimento correto e policiamento contínuo nas fronteiras, certamente este tipo de apreensão seria mais do que comum. Mas é claro que a polícia só pega uma pequena parte do total de drogas. O grosso do tráfico passa incólume para abastecer o mercado nacional e chegar a vários países.
 PERGUNTINHA - Não deveria ser do interesse da própria corporação divulgar nomes e fotos dos PMS bandidos presos por envolvimento com tráfico de drogas no Estado?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário