terça-feira, 16 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA RETA FINAL DA CAMPANHA, TRÊS DEBATES DECISIVOS
Nas últimas semanas da campanha pelo Governo, o tom deve aumentar; ataques e contrataques também, no horário eleitoral gratuito. Mas numa disputa tão acirrada, o que pode influenciar muito o eleitorado são os debates. Dois já foram realizados, um ainda muito cedo, quando a campanha recém começara e num horário ruim (18h30), realizado pelo SBT. O tom ainda era bem menos agressivo. O que aconteceu neste final de semana, da Unir, já mostrou que a coisa está engrossando. Mesmo com a ausência do Padre Ton, do PT, o clima já foi bem mais pesado. Confúcio mostrou seus números e diz que vai fazer mais. Mas foi alvo dos demais concorrentes, como era de se esperar. Uma troca de farpas entre Expedito Júnior e Jaqueline Cassol foi um dos momentos mais tensos do encontro com professores e estudantes da Universidade Federal. Agora, as coisas esquentam. No próximo domingo, começa a série de três encontros entre os candidatos que podem influenciar decisivamente o voto do eleitor, principalmente daquele que ainda está indeciso ou, mesmo tendo optado por um nome, não esteja convicto e ainda possa mudar de opinião antes de ir para a urna.
No domingo, dia 21, acontecerá o debate promovido pelo SGC/ Rede TV!, com a presença de todos os postulantes. Na sexta seguinte, dia 26, outro encontro dos mais esperados: o da TV Candelária/Record. Nas duas últimas eleições, os confrontos entre candidatos tanto ao Governo quanto à Prefeitura da Capital, promovidos pela Candelária, acabaram influenciando muitos eleitores. O último debate previsto é o da TV Rondônia/Globo, para a terça-feira, dia 30, cinco dias antes do pleito. Portanto, a reta final está chegando. Falta muito pouco tanto para os candidatos conseguirem convencer o eleitor. E o eleitor escolher quem merecerá seu voto. O tempo voa...
 NOVA PESQUISA - Comitês dos candidatos em polvorosa, ao menos até o final desta terça. É o Ibope, que, se não houver mudança de planos na última hora, pode divulgar os resultados da sua nova pesquisa em Rondônia. Os números foram colhidos no final de semana e são aguardados com ansiedade. Como as pesquisas feitas por institutos locais e pelos próprios candidatos não têm grande credibilidade, a do Ibope pode dar um quadro menos nebuloso sobre como anda a disputa pelo Governo e ao Senado. Quem vai comemorar e quem vai ranger os dentes? Saberemos nesta terça...
 PRÊMIO AO LADRÃO - Não foi surpresa, mas até os policiais experientes se irritaram. Depois de longa investigação, conseguiram chegar a um ladrão que vivia arrombando carros no centro de Porto Velho. Conhecido como Jorginho, o criminoso, ao saber que ia cair nas mãos da polícia, foi atrás de uma advogado. Apresentou-se na Delegacia, confessou que era mesmo o autor dos furtos e...saiu livre leve e solto. Malandro, ladrão confesso tem prêmio pelas leis brasileiras. Sai para a rua, como se nada tivesse feito de errado. Dá um nó no estômago, não dá?
 DÍVIDAS TRABALHISTAS - Nos próximos dias, a Justiça do Trabalho fará um mutirão para execução de ações trabalhistas ainda pendentes. Entre os centenas de ações na Justiça trabalhista do Estado e só como exemplo, apenas dois empresários têm, juntos, quase mil ações trabalhistas contra eles. Um deles  responde a 645 ações e o outro a 543, todas pendentes. E isso que não são os que mais devem. Há gente com menos ações, mas devendo valores muito maiores. Os que mais têm dívidas com seus empregados são o Estado, municípios e organismos federais.
 O CASO EXPOVEL - O governo não vai mesmo dar nenhum apoio financeiro para a volta de Expovel, em Porto Velho. Ao menos na administração de Confúcio Moura,. O governador confirmou, em entrevista à Record News, que quem tem que comprar uma área e fazer a exposição agropecuária são os empresários do setor. E cita como exemplo várias cidades do interior, entre elas Ariquemes e Ji-Paraná, que já tem seus parques, sem dinheiro oficial. A Expovel havia voltado com grande força, durante quase uma década, mas não foi mais realizada no atual governo.
 FREIO NA ECONOMIA - Várias grandes obras que haviam sido projetadas para este e os dois próximos anos em Porto Velho, estão sendo canceladas, pelo temor de uma crise econômica que, aliás, já está sendo notada. O primeiro passo para trás foi das empresas que formam o Porto Velho Shopping, que desistiram de construir duas torres de escritórios. Mas não foi só isso. Vários empreendimentos imobiliários estão projetados, mas não serão lançados tão cedo. Os que já o foram, têm grandes dificuldades de comercialização.
 ONDE HÁ FUMAÇA...  - Há um assunto que precisa ao menos de uma investigação mais aprofundada. Nos últimos meses, foram registrados vários incêndios em Ariquemes. Foram destruídos um depósito de uma grande rede de lojas e, por último, um supermercado. Recentemente, também, por pouco o depósito de um grande frigorífico não é atingido pelo fogo vindo de queimadas na região. Registros de casas também queimadas, obrigam as autoridades a olhar esse assunto com lupa. Coincidência apenas? Tem que investigar...
 PERGUNTINHA - Será mesmo verdade que a Polícia Federal prepara grande operação em Rondônia, depois das eleições ou é só boataria para tirar o sono de muita gente?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário