Alerta de painel contra acidentes
A sonolência, estado de semi-consciência em que nossas reações ficam lentas e os olhos concentrados num ponto fixo no horizonte é um problema mais gravew que dirigir embriagado. Segundo pesquisas realizadas na Europa, que constataram um índice quatro vezes maior de acidentes nesses casos.
De acordo com estudos, o tempo de reação de uma pessoa depois de quatro horas ininterrupatas de direção em condições, digamos, repetitivas aumentam em 50%, que salta para 80% se ela rodar mais duas horas. Para se ter uma idéia, um carro a 100 km/h percorre 28 metros a cada segundo. Se você tem um tempo de reação de um segundo vai levar 42 metros para desviar de um obstáculo, distância extra que pode acomodar .
Hora de um café
Agora, se estiver dirigindo um Classe E, da Mercedez-Benz, antes que acabe saindo da estrada ou causando um acidente, você receberá um "convite" para tomar um café. Estamos falando do sistema Attention Assist (Assistente de Atenção), que começou a ser oferecido a bordo do sedã mais luxuoso da marca, o Classe S.
Realmente, não é um dianóstico simples e isso torna o sistema mais interessante. A Mercedes analisou várias características a respeito do comportamento do motorista quando está sonolento e é essa junção de fatores que indica ao carro que seu condutor já não tem a mesma atenção necessária.
Motoristas sonolentos não conseguem manter o carro em linha reta por muito tempo. Em vez disso, fazem correções bruscas de tempos em tempos. Também não reagem com a mesma velocidade ao pisar no acelerador ou no freio. No entanto, cada motorista tem um jeito de dirigir que pode até mesmo ser parecido com o de alguém sonolento. Por isso, o Attention Assist usa como parãmetro os primeiros minutos de viagem.
Fonte: Revista do Automóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário