O projeto ALUNO MONITOR idealizado e coordenado por um policial civil e professor universitário desde 2003, tem a aprovação e o reconhecimento da ONG INTERNACIONAL TERRES DES HOMMES-HOLANDA e a parceria da Direção Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
Com o propósito de contribuir no fortalecimento educacional, social e preventivo dos alunos, o projeto conta com o apoio do Ministério Público Estadual, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, 3ª Cia de Fuzileiros de Selva, Universidade Federal de Rondônia, 21ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Faculdade Uniron, Centro-Farma, Base Aérea de Porto Velho, Consultórios Médicos Luís Fernando Tilke e Polyana Vargas, Consultório de Odontologia Prev.Clim, Consultório de Odontologia Gustavo Montero, On Byte Formação Profissional, Corpo de Bombeiros, Zagaia Administradora e Corretora Ltda, B&Z Agence, Rádio Transamérica Hits 94,1 FM, Essencial Hair Stylist Salão, Academia de Taekwondo Mestre Queiroz, Moto 13 Peças e Serviços, Tornearia Brasão, Academia Arte de Dançar, A Musical, Subway e Glamour Noivas.
O projeto conta com a participação de um corpo docente multidisciplinar onde; Promotores de Justiça, Delegados, Agentes e Escrivães da Polícia Civil, Policiais Rodoviários Federais, Psicólogos, Médicos, Dentistas, Assistente Social, Pedagoga, Enfermeiras, Professores Universitários, Acadêmicos de Medicina, Acadêmicos de Biologia, Militares do Exército, Aeronáutica, Militares da Companhia de Operações Especiais, Professores de Música, Libras, Dança, Mestres em Taekwondo, Empresários, Locutor e Coordenador de Programação, Jornalistas, e Profissionais da Moda que em dias alternados da semana, dedicam parte do seu tempo, colaborando no projeto como voluntários.
JUSTIFICATIVA
As escolas apresentam-se como importante espaço de reprodução cultural e interação social de jovens e crianças, entretanto hoje, a grande preocupação é procurar evitar ações de violências que acontecem em seu interior, onde grande parte das escolas públicas está se tornando palco de atos violentos cometidos por estudantes.
Em diversas reuniões o corpo pedagógico da escola deixa transparecer sua preocupação com a violência escolar e coloca em pauta assuntos que começam a interferir no processo de ensino aprendizagem, onde a equipe pedagógica procura entender quais os motivos dessa dinâmica negativa geradora de conflitos que tanto interfere no processo de formação do aluno. Sendo assim, o que deveria ser uma reunião pedagógica salutar passa a ser uma reunião de estratégia, onde assuntos como: agressão, indisciplina, falta de respeito, drogas lícitas e ilícitas, armas e sexo passam a fazer parte de um pseudoplanejamento pedagógico que não deveria existir.
Entretanto, essa discussão não deve ficar somente na esfera escolar, pois, a família é condição sine qua non no processo de formação ética, moral e intelectual de seus membros, por esse motivo as escolas passam a ter a preocupação de periodicamente realizar reuniões com os responsáveis na tentativa de obter informações que possam ajudar.
Diante dessa teia de problemas, a escola torna-se um grande mar, onde rios repletos de conflitos interpessoais oriundos em sua maior parte das famílias deságuam, trazendo uma série de transtornos para todo o ambiente escolar.
Não há soluções mágicas, ou instantâneas como um prato de “Miojo” é preciso, CRIAR mecanismos e assumir o trabalho de prevenção através de uma metodologia onde a CRIATIVIDADE irá depender exclusivamente do educador em sala de aula, essa nova postura do educador diferente dos padrões atuais, irá possibilitar a aproximação do educando, aumentando o grau de confiança entre ambos, permitindo ao final um diálogo mais próximo da verdade onde os problemas que certamente afligem nossos jovens irão fluir sendo repassados com mais confiança ao educador, que terá a chance da ajudar e depois ter ao seu lado esse aluno como um novo amigo.
Essas mudanças que envolvem determinados fatores como postura, criatividade e confiança irão apontar para a construção de uma escola nova, onde não somente os grupos sociais que compõem o organismo escolar, mas também Sociedade, Poder Público, Empresários todos trabalhando livrando as pessoas sejam elas funcionários ou não de qualquer manifestação de violência e o mais importante poder dar aos educadores a oportunidade de colocar em prática a sua verdadeira missão a missão de ensinar com mais tranqüilidade e qualidade.
PÚBLICO ALVO
O Projeto Aluno Monitor trabalha prevenção em diversos segmentos envolvendo alunos do ensino fundamental e médio com idades entre 15 e 18 anos das escolas públicas estaduais de Porto Velho, atende principalmente alunos com problemas de relacionamento interpessoal em casa, na escola e na sociedade.
Os alunos são indicados pelo corpo docente da escola. A turma de alunos monitores não pode ultrapassar a 30 participantes por escola e não deve ter mais do que três alunos da mesma sala participando do curso.
O projeto atende somente duas escolas por ano, totalizando 60 alunos atendidos anualmente. Durante o semestre os pais são convidados a participar do projeto através de reuniões motivacionais com café da manhã que são previamente agendadas pelo autor do PAM (Projeto Aluno Monitor), visitas são realizadas aos finais de semana e feriados nas residências de todos os participantes, possibilitando uma melhor interação entre família e projeto, favorecendo a criação de um vínculo de amizade.
Os alunos participantes recebem cestas básicas durante o curso e são beneficiados com consultas médicas e odontológicas em consultórios particulares. Os alunos participantes do curso são socorridos pela viatura do projeto em situações de emergência em qualquer hora, sendo dia, noite ou madrugada.
Durante o curso os participantes realizam visitas aos colaboradores do projeto onde todos os Alunos Monitores têm a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes áreas, possibilitando um melhor desenvolvimento no processo do ensino e aprendizado
Os alunos realizaram visitas:
1. Base Aérea de Porto Velho
2. Casa Abrigo
3. 3ª CIA de Fuzileiros de Selva do Exército
4. Companhia de Operações Especiais – COE
5. Curso On Byte profissionalizantes
6. Direção Geral da Policia Civil
7. Empresa Moto 13 peças e serviços
8. Faculdade Uniron
9. Ministério Público de Rondônia
10. Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros
11. Radio Transamérica Hits 94,1 FM
12. Superintendência da Policia Rodoviária Federal
13. Web Jornal Rondônia ao Vivo
14. Universidade Federal de Rondônia – Laboratório de Biologia
RESULTADO
O Projeto Aluno Monitor já atendeu cerca de 400 alunos e suas famílias em 08 anos, durante esse temo trabalhou com alunos das escolas públicas da capital de Porto Velho-RO. Ao final do curso os formandos em seu juramento têm o compromisso e a responsabilidade de repassar a seus familiares e colegas, grande parte dos conhecimentos transmitidos por todos os educadores e principalmente acreditar que sonhos são possíveis de se realizar.
Após 300 horas aulas os alunos que mais se destacam são premiados com bolsas de estudos cedidas por alguns de nossos colaboradores, onde os fatores responsáveis por essa premiação são:
• Notas Escolares;
• Mudança de comportamento (em casa, na escola e na sociedade);
• Freqüência e participação no PAM;
• Participação dos pais junto ao projeto.
BOLSAS DE ESTUDO:
O projeto NÃO tem apoio financeiro, entretanto, bolsas de estudos são cedidas por alguns dos nossos colaboradores. Bolsas em cursos de informática, academia de dança, de modelo, academia de taekwondo e uma para a faculdade Uniron (integral) que além da bolsa ainda está contratando jovens do projeto como menor e aprendiz.
Os alunos depois de formados acompanham o projeto na escola seguinte na função de estagiários do PAM, com o objetivo de se tornarem instrutores auxiliares do projeto e futuramente instrutores.
O projeto Aluno Monitor hoje conta com ex-alunos no Exército e Aeronáutica, na faculdade, atletas faixa preta ,ex-alunos trabalhando e outros estagiando em instituições públicas e privadas e ex-alunos ministrando aulas no próprio projeto.
Em breve o projeto Aluno Monitor ficará exposto na biblioteca Gemeentelijke em Hooglede na Bélgica, falta somente a data.
O projeto foi elogiado aprovado e recomendado pela Ong Terres dês Hommes – Holanda para outros países. No ano de 2010 concorrendo a investimentos internacionais junto ao Conselho Norte e Sul da cidade de Hooglede na Bélgica que a cada 03 (três) anos avalia projetos sociais, ficou com a segunda colocação perdendo para o país da Índia.
Atualmente os pais dos alunos ou ex-alunos passam a ser uma grande preocupação para o PROJETO ALUNO MONITOR, que busca por emprego para os pais que estão desempregados.
Wagner Ferreira Marques
Autor e Coordenador do PAM
Tel. c/c 81115627
marquesgladiador@hotmail.com
2 comentários:
Trabalho lindo
Trabalho muito legal
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