quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

RADAR ECONÔMICO - Como prosperar no ambiente empresarial

 Realize um diagnóstico organizacional abrangente, considerando aspectos como cultura da empresa, clima organizacional e satisfação dos colaboradores. Combine a percepção do gestor com dados concretos, utilizando o benchamarking para comparar modelos de sucesso e ouvindo o feedback dos colaboradores

O processo de planejamento organizacional desempenha um papel crucial na coesão e no desenvolvimento eficaz das ações de uma empresa para atingir suas metas. Essa prártica é essencial para preparar a organização, não apenas para sobrevir, mas também para prosperar em seu ambiente de negócios.

O início do ano se apresentacomo uma oportunidade prop´cia para direcionar esforços em direção ao desenvolvimento organizacional nos próximos doze meses. Com a evolução da empresa, no que diz respeito, ao clima organizacional, ambiente de trabalho e competências profissionais. O capital humano torna-se um impulsionador fundamental para o crescimento do negócio.

Para realizar um planejamento eficaz no início do ano, proporcionado um direcionamento claro que as equipes, é importante analisar o desempenho da empresa no ano anterior, identificando pontos positivos e negativos, avaliando o alcance de metas, verificando se a empresa atingiu as expectativas de lucratividade, vendas, satisfação dos colaboradores e clima organizacional.

Utileze a análise SWOT para compreender o contexto interno e exerterno da empresa, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Realize um diagnóstico organizacional abrangente, considerando aspectos como cultura da empresa, clima organizacional e satisfação dos colaboradores. Combine a percepção do gestor com dados concretos, utilizando o benchmarking para comparar modelos de sucesso e ouvindo o feedback dos colaboradores.

Aplique avaliações de desempenho para enter as competências profissionais da equipe. Estabeleça objetivos claros para a empresa neste ano que se inícia, proporcionando um critério para avaliar metas de departamentos, equipes e colaboradores. Planeje ações para atingir os objetivos, desenvolvendo estratégias e ações que estejam, de acordo com objetivos da organização. Considere aspectos, como o crescimento, a superação de crise e a melhoria das condições internas.

Execte o Balanced Scorecard para criar um mapa estratégico abrangente, contemplando finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Comunique o planejamento organizacional. Documente o planejamento de início de ano e comunique-o de maneira clara e aberta aos colaboradores. Envolva os líderes de departamentos no processo de elaboração dos planos, garantido que as metas estejam alinhadas com os objetivos organizacionais.

Inicie a comunicação interna desde o início do processo, promovendo a participação dos colaboradores e líderes  para aumentar o engajamento. Além das ferramentas mencionadas, é possível incorporar outras práticas, como benchamrking, para enriquecer o planejamento e garantir que ele não permaneça apenas no papel.

Essas estratégias tornam o planejamento organizacional mais prático, oferecendo um passo a passo definido para sua realização e direcionamndo efetivamente as ações da empresa para o caminho desejado.




Fonte: Patrícia Gouveia Neto / Agente local de inovação - Jornal Diário da Região.




(SJRP)


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