Discutir não é agradável, especialmente quando fazemos isso com uma pessoa que não ouve. Aqui te ajudamos a lidar com esse tipo de conflito.
Quando discutimos com uma dessas pessoas que pensam que estão sempre certas, é fácil acabar exausto. Ficar cara a cara com uma parede de mármore não é agradável para ninguém, muito menos quando essa parede se opõe a nós e nos diz que estamos na defensiva. Por esta razão, neste artigo queremos dar-lhe algumas chaves para lidar com pessoas que sempre pensam que estão certas.
Desde o início, devemos entender que é uma questão de inteligência emocional. Quando uma pessoa se mantém sem ouvir a pessoa à sua frente, provavelmente não tem o olfato necessário para identificar o que a outra pessoa está sentindo. Ou seja, ela tem uma inteligência emocional subdesenvolvida.
A chave está na inteligência emocional
Isso não é algo que deva justificar o comportamento dessa pessoa, mas lança alguma luz sobre o assunto. E é que, de acordo com Marta Krajniak, psicóloga da Farleigh Dickinson University, as pessoas que tendem a supercontrolar o ambiente mostram mais dificuldades em ajustar seu comportamento com certas pessoas.
O psicólogo americano afirma que a baixa inteligência emocional pode ser uma das razões pelas quais esse tipo de pessoa não consegue dar o braço para torcer.
Como lidar com pessoas que sempre pensam que estão certas
Deve-se compreender que as relações interpessoais caracterizam-se por serem líquidas e de difícil qualificação. Levando em consideração essa característica como parte da maioria dos contextos, queremos dar a você uma série de estratégias que provavelmente o ajudarão a redirecionar a situação:
1. Não diagnostique nenhum transtorno de personalidade na outra pessoa
É verdade que alguns desses comportamentos são típicos de certos transtornos de personalidade, mas isso não significa que a pessoa com quem você está discutindo tenha um. Portanto, não se preocupe em tentar diagnosticar a outra pessoa. Porque, mesmo que ela tenha um distúrbio, apontar algo assim é a pior coisa que podemos fazer.
2. Tenha em mente que a outra pessoa tem uma inteligência emocional subdesenvolvida
Como dizemos, lembre-se de que todas essas situações geralmente se devem à baixa inteligência emocional. Com isso não queremos dizer que a conduta do intransigente seja justificada. Talvez, o melhor seja mostrar nossa própria inteligência emocional para que a outra pessoa possa ser inspirada nessa mesma sintonia.
3. Não fique bravo
Asseguramos que a pior coisa que se pode fazer nessas situações é ficar chateado ou zangado com a pessoa que está discutindo conosco. Nosso primeiro impulso será esse, mas devemos combatê-lo para que o clima da discussão não se torne ainda mais complicado. Mais uma vez, você precisa trazer à tona sua inteligência emocional .
4. Considere por um segundo que pode ser você quem está errado
Todas essas ferramentas que damos a você não significam que não devamos parar por um segundo para considerar se somos os errados. Insistimos, não se trata de passar por cima do outro, mas de ter a capacidade de recuar ou adotar uma postura mais prudente quando necessário.
E quem sabe, talvez, em algum momento, você foi a pessoa que estava errada. Não há nada pior do que entrar em uma discussão complexa e perceber o quanto estávamos errados.
5. Cuidar da comunicação
Como tudo na vida, a comunicação é fundamental, e é ainda mais neste tipo de conflito, pois seremos obrigados a dividir espaço com aquela pessoa. Principalmente se for um amigo ou familiar. Nesses caso é melhor estar disposto a ouvir e interagir. Você ficará surpreso com quantas vezes poderá concordar com essa pessoa.
A inteligência emocional é a causa e pode ser, ao mesmo tempo, a solução para situações tão desagradáveis. Se trouxermos à tona nossa própria inteligência emocional nessas discussões, não cairemos no jogo. E, acima de tudo, podemos atrair a outra pessoa para o campo da empatia e da compreensão.
Fonte: www.amenteemaravilhosa.com.br
Um comentário:
Colocação bem colocada. Gostei do assunto.
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