domingo, 28 de janeiro de 2024

RADAR ECONÔMICO - Capitalismo Consciente: um novo paradgma

 O capitalismo consciente enfatiza a importância de líderes consicentes, comprometidos com o propósito da empresa e capazes de incorporá-lo em sua estratégia de gestão. Esses líderes compreendem a relevância de equilibrar os interesses de todos os stakeholders envolvidos, promovendo relações de ganha-ganha-ganha, onde todos se beneficiem mutuamente

O capitalismo consciente emerge como um modelo empresarial que transcende a busca exclusiva do lucro, priorizando resultados coleticos e sustentáveis. Esse conceito está ganhando crescente relevância no mundo dos negócios, ao reconhecer a importância de considerar os impactos sociais e ambientais das atividades empresarias, além dos aspectos financeiros.

O capitalismo consciente enfatiza a importância de líderes conscientes, comprometidos com o propósito da empresa e capazes de incorporá-lo em suas estratégias de gestão. Esses líderes compreendem a relevância de equilibrar os interesses de todos os stakeholders envolvidos, promovendo erelações de ganha-ganha-ganha, onde todos se beneficiem mutualmente.

A cultura consicente também desempenha um papel fundamental no capitalismo consciente, promovendo um ambiente proprício para a colaboração, inovação e crescimento sustentável.

Um desafio relevante para o capitalismo consicente é a transição justa, que vai além da compensação de emissões de carbono. É necessário considerar todo o consumo energético da empresa, incluindo a cadeia de fornecimento e os consumidores. As práticas empresariais devem estar alinhadas com os preceitos da ESG (Environmental, Social and Governance), considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança em todas as operações.

Na região atendida pela Ciesp Noroeste Paulista temos a felicidade de encontrar empresas que, atentas à mudança de comportamenmto da sociedade e da própria indústria, já realizam ações com foco em ESG como captação de energia solar, otimização do uso de água no processo produtivo, iniciativas que envolvem cooperartivas de reciclagem e muito mais. O Ciesp Noroeste Paulista apoia os associados que buscam implementar soluções que reduzem o impacto ambiental e o capitalismo consciente ao mesmo tempo que mantém a produção industrial em crescimento. Nossas diretoras de Sustentabilidade e de Tecnologia e Inovação têm compartilhado muitas iniciativas e conhecimento em ESG e tecnologia em nossos encontros itinerantes Ciesp Perto de Você e é notável o interesse de empresários associados nesses temas.

No contexto brasileiro, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) tem desempenhado um papel importante na disseminação e promoção do capitalismo consicente. Atra´ves de iniciativas e eventos, o ICCB incentiva empresas a adotarem práticas mais consicientes e a integrarem propósito e valores em suas estratégias de negócios.

O capitalismo consciente representa um novo paradigma no mundo empresarial, em que as empresas assumem um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, além de buscaram o sucesso financeiro. Esse modelo empresarial reconhece que a criação de valor sustentável requer uma abordagem mais abragente, que considere o impacto social e ambiental de suas atividades.

Ao adorar o capitalismo consciente, as empresas têm oportunidade de contribuir para a construção de um mundo mais justo, equilibrado consciente  e ambientalmente consciente. O capitalismo consciente representa uma abordagem transformadora no mundo empresarial, que busca harmonizar os interesses econômicos, sociais e ambientais. Ao adotar esse modelo, as empresas têm a oportunidade de criar valor de forma sustentável e contribuir para um futuro melhor. O capitalismo consicente é um convite para repensarmos o papel dos negócios na sociedade e trabalharmos juntos em busca de um mundo mais próspero e equitativo.


Fonte: Aldina Clarete D'Amico / Diretora titular do Ciesp Noroeste Paulista - Jornal Diário da Região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário