Modelo apresentado ano passado no EICMA chega para substituir a CB 500X
A Honda NX500 é uma versão mais elegante e bonita (em nossa opinião) que a Honda CB500X, que foi apresentada na edição do ano passado do Salão de Milão. Seu nome.
O nome é um claro revival à gama Honda NX dos anos 80 e 90, que era conhecida pelas suas proezas todo-o-terreno e que aqui no Brasil teve como representantes a lendária NX 350 Sahara (que agora retorna sob a alcunha de XRE 300 Sahara) e as NX 150 e 200.
Esta nova versão tem um apelo um pouco ao estilo Dakar, graças à nova e estreita cobertura do farol que flui coerentemente para as extensões redesenhadas do tanque de combustível. Os painéis laterais também foram ligeiramente ajustados para uma aparência mais fresca.
Também novos são os faróis totalmente LED, painel em TFT com conectividade para smartphone com navegação passo a passo, controle de chamadas e música e um seletor retroiluminado de 4 direções no punho esquerdo. Ele também recebe um tanque de combustível 0,2 litro menor que o CB500X, com 17,5 litros. Isto, aliado ao novo chassi e às rodas em alumínio fundido, resultou numa redução de 3kg no peso, chegando aos 196kg.
Mais importante ainda, ela também recebe um controle de tração comutável e uma ECU atualizada que supostamente melhora a aceleração (mesmo que os números permaneçam inalterados). Todas essas mudanças realmente atualizam a motocicleta nos tempos modernos.
O que está inalterado?
A mecânica central permaneceu a mesma, já que a moto recebe o mesmo motor duplo paralelo de 471 cc com refrigeração líquida, produzindo 47,5 CV a 8.600 rpm e 4,5 kgf.m a 6.500 rpm. Funciona em conjunto com uma caixa de 6 velocidades com embreagem deslizante e assistida.O consumo apontado pela Honda para ela é de 27,8 km/l
Os fundamentos também são os mesmos da CB500X atualizada que ainda é vendida por aqui: garfo Showa SFF-BP de 41 mm e um monoamortecedor ajustável de pré-carga de 5 posições. A frenagem é feita através dos mesmos discos duplos de 296 mm com pinças axiais Nissin e um disco de 240 mm com pinça de pistão único, com ABS de canal duplo. Ele roda sobre rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, envoltas em pneus de padrão misto. Ele tem uma distância ao solo saudável de 180 mm e uma altura de assento bastante decente de 830 mm.
Na Índia, a NX 500 teve seu preço anunciado e empolgou os críticos de lá: São 590 mil rúpias, ou R$ 34.979, na conversão direta e ao câmbio de 19/1/24, o que, segundo eles, é uma ótima relação custo-benefício, especialmente para uma moto de aventura premium de dois cilindros.
Aqui no Brasil ainda nào há indícios de quando a NX 500 será lançada, mas tudo leva a crer que isso vai acontecer no segundo semestre. Vamos aguardar, mas antes, diz aí, o que achou da motoca e por quanto você acha que será vendida aqui.
Fonte: Zig Wheels - www.motoadventure.com.br
(SJRP)
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