terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Moto clássica: Royal Enfield ganha nova rival


O projeto Classic Legends da Mahindra Group vem relançando marcas como a Yezdi, Jawa e mais recentemente a BSA. Por sua vez, as antigas empresas indianas agora estão voltadas a um mercado muito semelhante ao da Royal Enfield.

Jawa 350

Jawa segue apostando no visual de moto clássica para seu mais recente lançamento de 350 cc

Desta forma, marcas como a Jawa vem lançando modelos com visual de moto clássica. Aliás, a mais recente novidade da empresa é a Jawa 350. O modelo é baseado na nova plataforma padrão da empresa.

O lançamento é movido por um motor monocilíndrico de 334 cc, com refrigeração líquida. Um propulsor que produz 22 cv de potência e 2.8 kgfm de torque máximo. A unidade vem acoplada a uma caixa de seis velocidades, com embreagem assistida e deslizante.

Jawa 350 é nova moto clássica

Nova Jawa 350 tem motor de arrefecimento a líquido, câmbio de 6 velocidades e embreagem assistida e deslizante. Já o preço é bem próximo da Royal Classic 350

Contudo, a Jawa 350 chama mesmo a atenção em termos de design. Com visual de moto clássica, a novidade vem de fato para rivalizar com as motocicletas da conterrânea Royal Enfield. Mais precisamente, a novidade é uma concorrente direta da Classic 350.

No conjunto, a Jawa 350 pesa 194 kg, tem chassi de berço duplo. E, segundo a marca, para melhorar a estabilidade, utiliza pneus mais largos – 100/90 na frente e 130/80 na traseira, com o diâmetro de rodas de 18-17 polegadas, respectivamente.

Mais barata que a Royal Enfield Classic

Com silhueta semelhante à referida Royal Classic, a Jawa 350 tem diferenças sutis. Entretanto, a nova moto clássica não conta com uma gigante cartela de opções de cores e acabamentos como a rival. A Jawa tem apenas esquema de pintura Laranja, Marrom e Preto.

Classic 350

Classic 350 tem o mesmo conceito visual da rival lançada na Índia

E o preço? A Jawa tem alguns itens ausentes na Royal, como embreagem assistida e deslizante e motor de arrefecimento a líquido. E, curiosamente, é um pouco mais barata que a concorrente. A nova 350 custa 215 mil rúpias, enquanto a Classic 350 sai por 225 mil em sua versão topo de linha, com pintura cromada assim como a Jawa. Em conversão direta, os preços ficam na casa dos R$ 12 mil.

Infelizemente, a Jawa não deve vir ao Brasil tão cedo. Afinal, a marca ainda não tem representação oficial por aqui. Enquanto isso a Classic segue disponível nas lojas, com preço sugerido variando de R$ 20.890 a R$ 23.290. Aliás, a família 350 da RE cresceu por aqui em 2023, quando recebemos a urbana Hunter.

Fonte: Fernando Santos / Jornalista - www.motonline.com.br

(SJRP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário