quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - “BOA TERRA! JAMAIS NEGOU A QUEM TRABALHA, O PÃO QUE MATA A FOME!”

Os 194 anos da Independência do Brasil, que comemoramos nesse 7 de Setembro, merece reflexões, análises; merece frases de efeito e poesias; merece o mea culpa, sobre o que cada um de nós tem feito contra nossa Pátria e nossos agradecimentos por tudo o que ela faz por todos nós. Essa terra abençoada, com tantas belezas naturais, vive dias de medo e terror.; de guerra civil em algumas regiões; de confrontos entre ideologias e grupos; de destruição ambiental; de grave crise econômica; de incertezas com relação ao futuro. Mas é a mesma terra que tem um povo forte, que passou por cima de muitas dificuldades, que tem uma rica história de superação, que sempre foi muito mais cordato do que guerreiro. Esperemos que a tempestade passe de novo e que nossa Pátria amada receba dos seus filhos, todos os verdadeiros cuidados e atenções que ela merece. Somos um país livre, democrático, rico e podemos ir muito mais longe. Quem sabe estamos recomeçando numa direção melhor e mais progressista do nosso país; menos injusta, menos violenta; menos divididos.
Por isso, mais que nunca, vale a pena reproduzir, em homenagem ao nosso Brasil, o poema imortal de Olavo Bilac, com o título de “A Pátria”!

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!; Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!; A Natureza, aqui, perpetuamente em festa, é um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos, que se balançam no ar, entre os ramos inquietos! Vê que luz, que calor, que multidão de insetos! Vê que grande extensão de matas, onde impera, fecunda e luminosa, a eterna primavera! Boa terra! jamais negou a quem trabalha;  o pão que mata a fome, o teto que agasalha…
Quem com seu suor a fecunda e umedece, vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este: Imita na grandeza a terra em que nasceste!”
GARIMPO EXPLOSIVO
Garimpo no rio Madeira é assunto explosivo. Por isso é que o deputado Jesuino Boabaid acabou se envolvendo num tema que o colocou na linha de frente dessa confusão sem fim. Ele e o deputado Hermínio Coelho apresentaram um projeto que autorizava novamente a procura de ouro, mesmo em área de proteção ambiental. O projeto foi contestado pelo Ministério Público, tanto o federal quanto o estadual. Antes mesmo de chegar às mãos do governador Confúcio Moura, para analisá-lo, os procuradores avisaram que quem decide sobre o garimpo é a legislação federal e só ela. O caso se complicou ainda mais, depois que muitos garimpeiros não cumpriram acordo com Jesuino e outros parlamentares, de não entrarem na área proibida, até que todos os trâmites legais fossem cumpridos.

NÃO ABREM MÃO
No sábado, o parlamentar de primeiro mandato, mas que está se destacando por seu trabalho no parlamento, foi até o rio, ver pessoalmente como estava a situação. Lá, levou um susto: dezenas de balsas e dragas estão garimpando ilegalmente, ignorando os acordos feitos na Assembleia. Na hora, Jesuino gravou um vídeo avisando que entraria com novo projeto na ALE, retirando o direito à garimpagem na aérea de proteção ambiental. Foi o que fez nessa terça. O assunto ainda vai longe, porque os garimpeiros não aceitam abrir mão de procurar ouro, mesmo nas áreas proibidas. A fiscalização deve voltar com força total e o decreto que liberava a procura de ouro no Madeira já não tem qualquer valor.

SOBRINHO NA LUTA
A propaganda política de Roberto Sobrinho continua normalmente, a menos que haja decisão contrária da Justiça Eleitoral. Por enquanto, mesmo que ele esteja com sua candidatura impugnada, tudo continua normalmente e ele continuará disputando, só que sub judice. A Justiça considerou que tirá-lo do ar seria uma punição irreversível, caso, por exemplo, a decisão da impugnação seja reformada em instância superior. È isso mesmo que a lei eleitoral prevê. De um lado, impugna a candidatura. De outro, a mantém. Lá na frente, caso o candidato impugnado vença a eleição, ele poderá perder o cargo, caso a decisão em instância superior confirmar a da segunda instância. É tanta confusão que o pobre do eleitor nunca sabe direito como as coisas vão andar. É, enfim, a judicialização dos pleitos. Em Porto Velho e no Brasil inteiro.

DEBATE NA REDE TV
Nesta quarta, acontece o primeiro debate transmitido pela TV, dos sete candidatos na Capital. A partir de 20h45 – também conhecida como 15 pras nove da noite – o jornalista e apresentador Adão Gomes vai mediar o encontro, a ser transmitido pela Rede TV (Canal 17 na TV aberta; canal 25 na TV a cabo e 317 na Sky). Estão confirmadas as presenças de todos os postulantes. Será a primeira vez que todos se enfrentarão perante os telespectadores. O primeiro debate, promovido pela Unir, teve grande público, mas foi fechado, no auditório da Universidade. Dessa feita, os candidatos começam a se enfrentar diante das câmeras. No próximo  dia 25, uma semana antes da eleição, o debate decisivo será na SICTV/Record.

ATÉ TU, LEWANDOWSKI!

O Movimento Brasil Livre, grupo que participou ativamente de toda a mobilização pelo impeachment da agora ex Presidente Dilma Rousseff, vai protocolar no Senado outro pedido de impeachment. Agora, contra o presidente do STF, Ricardo Lewandowski. A alegação é de que o ministro violou a Constituição, ao permitir o fatiamento do julgamento final de Dilma no Senado, que votou separadamente o impedimento e a manutenção dos direitos da ex-presidente Dilma de exercer funções públicas. Logo depois do feriado, o assunto deve chegar às mãos de Renan Calheiros, outro que está sob a mira dos movimentos antipetistas. O  fatiamento do caso Dilma está tendo grande oposição no país e deve repercutir  ainda mjito pesadamente não só no Senado, quanto no próprio STF.

PERGUNTINHA
Você concorda que a Operação Lava Jato deva continuar por mais um ano, como ficou decidido ou acha que o assunto já está esgotado e que todos os envolvidos em sacanagens já foram identificados e presos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário