segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pela Cruz, vencerás

O Imperador Constantino, antes de uma importante batalha, viu no céu uma Cruz, com os dizeres: "Por este sinal, vencerás". Crendo nesse sinal, obteve uma grande vitória. Na liturgia comemoramos hoje a EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ"... Como pode a Igreja propor aos cristãos a exaltação daquilo que foi o instrumento de tortura e morte de Jesus?

O que se exalta na cruz não é a dor, mas a salvação, que ela trouxe. Assim a cruz não é símbolo da morte, mas símbolo de nossa redenção, símbolo de nossa fé cristã.

É a expressão suprema do amor de Deus por nós. O Povo, em marcha pelo deserto, cansado da longa marcha e enfastiado com um alimento sempre igual (o maná), expressa o seu desagrado contra Deus e contra Moisés.

-Deus castiga os revoltosos como serpentes venenosas. Arrependimento, os israelitas pedem perdão. Deus manda Moisés construir uma serpente de bronze e colocá-la num poste.

Os que dirigiam o olhar para ela ficavam salvos. Deus usa o mesmo instrumento que causa morte para salvar a vida do Povo. Essa serpente é figura da CRUZ, em que CRISTO foi levantado para dar v ida a todos.

No Evangelho, João apresenta o mistério da Cruz, como exaltação, como fonte de vida e salvação para a humanidade. Cristo interpreta o episódio da serpente de bronze. Como a serpente erguida por Moisés no deserto, foi o sinal de salvação, assim Cristo levantado na cruz será Sinal de salvação a todos os que nele crerem.

A cruz não é um amuleto que se carrega ao pescoço para proteção nas doenças ou desventuras; não é um símbolo colocado no cimo das montanhas para mostrar a conquista do território, ou nas casas para indicar a sacralidade do ambiente. É um sinal: o ponto de referência dos que têm fé e vêem nela a proposta de vida, feita por Cristo ressuscitado. O olhar a Cristo crucificado nos revela o verdadeiro rosto de Deus e nos convida a nos deixar envolver por seu amor. Descobriremos que Deus não é forte e poderoso, mas frágil; não é vencedor, mas derrotado; não é rico, mas despojado de tudo; não é servido, mas servidor dos homens; não faz o que quer, deixa que os homens façam dele o que querem. É fraco, vencido, pobre, servo, humilhado... por amor...

E para nós, o que significa a Cruz? Um amuleto para dar sorte ou afastar desgraças?

Um monumento em lugar turístico?

DUAS SUGESTÕES: FIXAR OS OLHOS NO CRUCIFICADO e orientar as nossas escolhas: Nessa sema, encontre um momento e um local adequado para permanecer sozinho, olhando para o crucificado...

Os acontecimentos dramáticos da Paixão e morte de Jesus na cruz, procure reviver em silêncio e na contemplação: Desprezado pelo povo, odiado pelos sacerdotes, calúnias, mentiras, acusações.

Tenho coragem de recordar as ofensas, os rancores por uma falta de compreensão, por uma palavra inoportuna? As Palavras: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem! . "Ainda hoje estarás comigo no paraíso..." Se abrimos o coração, do crucificado brotará um clima de paz e uma necessidade de compreensão, de amor e de perdão.

Vendo esse Cristo de Braços Abertos, posso continuar de braços cruzados, me omitindo diante das necessidades dos irmãos?

O SINAL DA CRUZ,  que talvez aprendemos ainda no colo de nossa mãe: Um gesto simples, em que traçamos uma cruz sobre nós, invocamos a Trindade e consagramos nossa mente, nosso coração e nossas ações...

Que tal nessa semana, fazê-lo consciente, com mais fé e amor?

Cristo venceu pelo caminho da Cruz e é também o caminho de nossa vitória.

Fonte: Arquidiocese de Porto Velho/RO - Jornal Alto Madeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário