As periódicas e fortes pancadas de chuva que vem caindo em Porto Velho desde o mês de novembro de 2014 já começa a se tornar uma preocupação latente para os moradores da capital rondoniense e sua população ribeirinha.
Com menos de um ano após registrar a maior cheia de sua história, o rio Madeira, pode avançar mais uma vez sobre a região urbana e distritos de Porto Velho, caso as chuvas continuem.
Desde o inicio do ano, o rio já registrou uma elevação acima de dois metros em seu nível. Segundo a medição coletada diariamente pela Delegacia Fluvial da Marinha Brasileira em Porto Velho, no dia 01 de janeiro de 2015, o rio Madeira estava com seu nível na marca de 11.94 metros passado quatro dias, na manhã desta segunda-feira, o rio já estava com 13.98.
Caso essa média permaneça nessa constante, é possível que a cidade de Porto Velho, mas uma vez, sofra com a cheia. No dia 05 de janeiro de 2014, ano da maior cheia da história, o rio Madeira registrava 13.00 metros de nível, ou seja, hoje o rio madeira está a quase um metro acima do nível registrado no ano passado.
Nas regiões portuárias da capital é possível observar o aumento do volume de água do rio, prédios públicos que foram destruídos no ano passado permanecem abandonados e a situação continua de incerteza.
Fonte: Rondoniaovivo - João Prudêncio
Mário Márcio Beraldo |
Postagem sugerida por Mario Márcio Beraldo, colaborador do Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário