sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Em análise a desmilitarização das PMs

A desmilitarização das polícias estaduais é a principal das oito propostas do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sugestões que já tramitam na Câmara ou no Senado. O relatório da CNV foi entregue em dezembro último à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, que prometeu apoio à tramitação das propostas, ressaltando que algumas exigirão alterações da Constituição.

São oito as sugestões que envolvem mudanças na legislação: a desmilitarização das polícias estaduais; a revogação da Lei de Segurança Nacional; a tipificação dos crimes contra a humanidade e de desaparecimento forçado;  a extinção das Justiças Militares estaduais; a exclusão dos civis da Justiça Militar Federal; a retirada de referências discriminatórias a homossexuais na legislação; a eliminação da figura dos autos de resistência; e a criação de auditoria de custódia.

No documento, fruto de um trabalho de dois anos e sete meses, a CNV ainda responsabiliza por crimes contra a humanidade 377 pessoas, das quais 359 atuaram no período do regime militar (1964-1985). A comissão tomou 1.121 depoimentos para apurar atos praticados por agentes repressivos do Estado, especialmente torturas, assassinatos e desaparecimento de militantes de oposição à ditadura.

Fonte: Jornal Alto Madeira

PERGUNTO: E OS CRIMES PRATICADOS PELOS QUE HOJE ESTÃO NO PODER?  COMO FICAM?


Nenhum comentário:

Postar um comentário