sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOMES NOVOS E CONHECIDOS SE MESCLAM NA NOVA ALE

Neste domingo, as caras novas da  nossa política se unem às conhecidas há longos anos. Começa uma nova legislatura, tanto na Assembleia quanto no Congresso. Foram reeleitos nomes como o campeão de votos Adelino Folador, Glaucione Nery, Lebrão e Maurão de Carvalho, que será o novo presidente da Casa, o presidente Hermpinio Coelho, que fez um mandato muito positivo  e Ribamar Araújo, há duas décadas na vida pública sem qualquer nódoa. E retorna Lúcia Tereza, que marcou uma presença importante na ALE, foi prefeita de Espigão duas vezes e agora volta com tudo. Mas vêm por aí gente cheia de vontade de fazer história. Como o jovem Léo Moraes, que tem a política no sangue. É filho do ex deputado Paulo Moraes e da ex vereadora Sandra Moraes. Do Cone Sul vem a novata Rosângela Donadon, representante de uma das famílias mais poderosas em termos de votos daquela área de Rondônia. Quem é Só na Bença? É um vereador que fez uma votação impressionante e estreia no parlamento. A partir de agora, se tornará nome conhecido em todo o Estado.
 Entre os novatos, entre outros, estão Aélcio da TV, sucesso como vereador na Capital e o dr. Neidson, liderança de Guajará Mirim. Como se sairá Cleiton Roque, que se firma como nome importante na região de Pimenta Bueno? E Laerte Gomes, um ex prefeito que inclusive presidiu a Associação dos Municípios? Jesuino Boabaid já disse a que veio antes mesmo da posse. Nesta semana, liderou lotação do plenário da ALE quando se votava projeto de interesse dos PMs e Bombeiros, categorias que o elegeram. A Assembleia que vem será melhor do que a que saiu? Ou piuor? Só o tempo dirá. Mas que o time tem bons nomes para fazer um bom papel, tem sim. Depende só de cada um fazer o seu papel corretamente, correspondendo à missão recebida dos eleitores rondonienses.
 OS NOVOS E OS EXPERIENTES - A bancada federal também assume, com nomes de peso, políticos que conquistaram espaço há longo tempo, como Marinha Raupp, Niton Capixaba, Lindomar Garçon e até o jovem Marcos Rogério. E há a maioria de caras novas. Como Mariana Carvalho, que tem tudo para pular do mandato de deputada federal para entrar na corrida pela prefeitura de Porto Velho, em dois anos. Tem ainda o experiente e trabalhador Lúcio Mosquini; o surpreendente homem da agricultura, Luiz Cláudio e o jovem Expedito Neto, que tem a política no sangue. Todos torcemos para que nossa bancada federal tenha sucesso. Missões importantes não lhe faltará...
 OS OLHOS DE ACIR - Acir Gurgacz saiu  consagrado das urnas, em novembro passado. Já temos dois senadores com mandatos de mais quatro anos (Valdir Raupp e Ivo Cassol) e Acir disputou a única vaga. Foi um sucesso eleitoral. Sua votação impressionou até seus mais fieis seguidores. A conclusão é óbvia: os olhos do Gurgacz no Congresso, estarão voltados também para a disputa ao Governo do Estado, na sucessão de Confúcio Moura. Claro que é um prognóstico de quatro anos antes e tudo pode mudar, mas, no atual quadro, esse será o caminho óbvio de Acir.
 COMPLETANDO A EQUIPE - A partir de terça-feira, finalmente, começa a definição do secretariado de Confúcio Moura. Tão logo termine a decisão da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, fecham-se os acordos políticos, definidos antes da escolha dos novos comandantes do parlamento. O que vem por aí envolverá até mudanças na composição inicial da Assembleia. Mas os nomes mais importantes já colocados no governo ficam onde estão. Só são substituídos na boataria vigente...
 DETRAN NO CANDELÁRIA - O Detran vai mudar ou continuará deficiente, mesmo com seus cofres sempre recheados? Como a vida do contribuinte poderá ser facilitada? O sistema de autoatendimento, já criado no interior, chegará à Capital? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo novo diretor geral do Detran, José Albuquerque Cavalcante. Ele é o entrevistado do programa Candelária Debate, que vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, em rede estadual, para todas as emissoras afiliadas à TV Candelária/Record do Estado.
NOVIDADES NA CÂMARA - Mudanças na Câmara Municipal já começaram ontem. Everaldo Fogaça substituiu o deputado eleito Léo Moraes, voltando a ocupar uma das cadeiras. Fogaça já esteve na Câmara por dois anos, mas acabou saindo depois de uma decisão da Justiça Eleitoral em torno de recontagem de votações proporcionais. Na segunda, nova mudança: o professor da Unir, Junior Siqueira, representante do bairro do Areal, ocupará a cadeira do também agora deputado Aélcio da TV.
 CADÊ A GRANA? - Pela primeira vez em muitos anos, a arrecadação de impostos caiu no país. Ficou em "apenas" 1 trilhão e 155 bilhões aproximadamente, caindo 1 por cento sobre 2013. Quando se fala em 1 trilhão não se tem a dimensão do que é tanto dinheiro. Mas o que se lamenta é que a maior parte dele vá para sustentar o próprio governo e os poderes, com seus milhões de servidores, a maioria deles concursados ganhando pouco e uma minoria de apaniguados ganhando milhões. Para investir no país que é bom, só sobra um pouquinho disso tudo.
 PERGUNTINHA - Será que mesmo com o fiasco da Petrobras, que perdeu grande parte do seu valor e está envolvida em escândalos até o pescoço, nenhuma cabeça da diretoria da empresa vai rolar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário