Série limitada terá peso reduzido com fibra de carbono e ciclística aprimorada para uso em circuitos
A naked topo de linha da KTM, que já foi importada em pequeno número pelo Brasil, ganhará um lote especial de 500 unidades com aprimoramentos batizado com a sigla RR. A nomenclatura de superesportiva não é mera estratégia de marketing, foi conquistada com merecimento para ser usufruída plenamente em circuitos.
Com redução de peso de 9 kg, a Super Duke RR terá 180 kg para 180 cv e 14,3 kgf.m. O motor V2 de 1.301cc já conhecido por despejar uma explosão de torque agora terá também a seu favor a relação peso/potência de 1:1.
A principal missão do departamento de engenharia foi aprimorar a ciclística e elevar a estabilidade em curvas de alta velocidade. Isso foi obtido com foco na redução de peso e rigidez torcional.
Rodas de alumínio forjado reduziram 1,5 kg em um ponto crítico para a agilidade nas mudanças de direção, além de receberem pneus Michelin Power Cup 2 – para track days, mas homologados para uso em rua.
Os componentes de suspensão WP também receberam upgrades com garfo Apex Pro 7548, amortecedor de direção ajustável Apex Pro 7117 e amortecedor especialmente desenvolvido para a RR, Apex Pro 7746.
A fibra de carbono foi aplicada no novo subchassi sem garupa, e a rabeta elimina a lanterna agora incorporada às luzes de direção.
Acelerar a Super Duke RR será uma experiência ainda mais emocionante também em linha reta, já que o acelerador teve curso de acionamento reduzido de 72° para 65° buscando respostas mais rápidas com menos movimentação de mão e braço do piloto para abertura total.
A ponteira passa a ser Akrapovic, bateria de íons de lítio e carenagens de fibra de carbono respondem por outros quilos da redução de peso. Por fim, a assistência eletrônica evoluiu com novos modos de pilotagem e possibilidades de ajustes para intensidade de deslizamento da roda traseira, resposta de acelerador, controle de largada e freio-motor.
As 500 unidades estarão disponíveis para reserva online na Europa a partir do dia 8 de abril.
Fonte: Revista Duas Rodas.
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