sexta-feira, 16 de abril de 2021

A IMPORTÂNCIA DA MISSA DOMINICAL

 


Papa Francisco




Desde os primeiros tempos, os discípulos de Jesus celebravam o encontro eucarístico com Senhor no dia que os judeus chamava "o primeiro da semana" e os romanos "o dia do sol".

Depois da Páscoa, os discípulos de Jesus reuniram-se para esperar a visita do seu divino Mestre no primeiro dia da semana; foi nesse dia que Ele ressuscitou e veio encontra-se com eles no Cenáculo, falando e comendo com eles, e dando-lhes o Espírito Santo. Este encontro se repetiria oito dias depois, já com a presença de Tomé.

E assim, aos poucos, o primeiro dia da semana passou a ser chamado pelos cristãos "o dia do Senhor", ou seja, o domingo.

Assim nos ensina o Papa Francisco em uma de suas catequeses sobre a Missa, em dezembro de 2017:

"A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja (cf. Catecismo, n. 2177). Nós, cristãos, vamos à Missa aos domingos para encontrarmos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para deixarmos encontrar por Ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim tornar-nos Igreja, isto é, seu Corpo místico vivo no mundo.

[...]

Por estas razões, o domingo é um dia santo para nós, santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor entre nós e para nós. Portanto, é a Missa que faz o domingo cristão!

Existem comunidades cristãs que, infelizmente, não podem se beneficiar da Missa todos os domingos; no entanto, também elas, neste dia santo, são chamadas a recolher-se em oração em nome do Senhor, ouvindo a palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia.

Sem Cristo estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia a dia, com as suas preocupações, e pelo medo do amanhã. O encontro dominical com o Senhor dá-nos a força para viver o presente com confiança e coragem, e para progredir com esperança. Por isso nós, cristãos, vamos encontrar-nos com o Senhor aos domingos, na celebração eucarística".

Concluindo: Por que ira à Missa aos domingos?

"Não é suficiente responder que é um preceito da Igreja; isto ajuda a preservar o seu valor, mas sozinho não basta. Nós cristãos, temos necessidade de participar na Missa dominical, porque só com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos pôr em prática o seu mandamento, e assim ser suas testemunhas credíveis".

Mais ainda: a comunhão eucarística com Jesus ressuscitado antecipa aquele domingo sem ocaso em que toda a humanidade entrará no repouso de Deus.


IMPORTÂNCIA DA MISSA DIÁRIA

A comunhão diária é uma prática muitíssimo aconselhada pelos Santos Padres e também por grandes santos da história recente da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, no século XIX, expressou claramente que "a comunhão frequente é um instrumento extraordinário até mesmo para vencer os escrúpulos, pois Jesus está lá para servir de alimento"

Ir à Missa é renovar nossa aliança com Deus, como em uma festa de núpcias - pois é o banquete das núpcias do Cordeiro. Como em um casamento, fazemos votos, comprometemo-nos, assumimos uma nova identidade. Mudamos para sempre!

Ir à Missa é receber a plenitude de graça, a própria vida da Trindade. Nenhum poder no céu ou na terra nos dá mais do que recebemos na Missa, pois recebemos Deus em nós mesmos.

Jamais devemos subestimar essas realidades. Na Missa, Deus nos dá sua própria vida. Isso não é apenas uma metáfora, um símbolo ou uma antecipação. Precisamos ir a ela com olhos, ouvidos, mente e coração abertos à vontade que está diante de nós, a verdade que se eleva como incenso.

CONDIÇÕES PARA VIVER BEM A SANTA MISSA

  • Busque o sacramento da Confissão.
  • Chegue com antecedência - pelo menos 10 minutos - para se preparar para a celebração em oração pessoal.
  • Entre na igreja em silêncio e com grande respeito, considerando-se indigno de aparecer diante da Majestade do Senhor.
  • Assim que você estiver diante de Deus no Santíssimo Sacramento, faça a genuflexão devotamente, em sinal de humildade, submissão. É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia.
  • Ao participar da Santa Missa e das funções sagradas, respeite as posturas - em pé, ajoelhando ou sentado. Todas elas têm um sentido. Realize todos os atos religiosos com a maior devoção.
  • Não se distraia com as preocupações, mas foque no Cristo que se entrega novamente ao Pai por nós na Eucaristia.
  • Vista-se com modéstia" A Missa não é um lugar de passeio, mas o próprio Calvário. Pense: aos pés da cruz como a Virgem Maria, Maria Madalena e São João estavam vestidos?
  • As crianças devem participar deste Grande Mistério ao lado dos pais.
  • "Gaste" tempo com Jesus após a comunhão. É a presença real de Deus, escondido sob o véu do sacramento: Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Que mistério!
  • Obedeça ao Jejum Eucarístico: a Igreja nos pede jejum de 1 hora (para aqueles que não possuem restrição médica) antes da Comunhão.
  • Não saia antes da Benção final. Aguarde a saída do sacerdote e da equipe de celebração. E, depois disso, não precisa sair correndo da Igreja. Agradeça a Jesus por ter se entregado mais uma vez. Peça que Ele lhe ajude e já se preparar para a próxima celebração.
"Eu acredito que se não existisse a Missa o mundo já teria caído no abismo pelo peso de sua iniquidade. A Missa é o suporte poderoso que o sustenta."
                                                                             (São Leonardo de Porto Maurício)

OBS: Ao receber a Comunhão, comungue na frente do sacerdote ou do ministro.

Fonte: Catedral de São José - Secretária / São José do Rio Preto - SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário