A Mini GP foi desenvolvida para iniciar crianças pistas, como equipamento para treino e, quem sabe, uma futura categoria de base
Na última década o Brasil reforçou a formação de novos pilotos de motovelocidade. Categorias como a Honda Junior Cup e de 300cc revelaram talentos que já competem no exterior, como os irmãos Kawakami.
Motos como a da Junior Cup são preparadas a partir da Honda CG, com aros grandes, porte e altura que limitam o início do aprendizado a uma idade mais avançada. No caso, a partir de 8 anos, embora as crianças ainda não alcancem os pés no chão.
Na Europa, as pequenas Ohvale com aros de 10 polegadas são amplamente usadas no treinamento de iniciantes, com diferentes possibilidades de motor e câmbio. Mas no Brasil o início no esporte em duas rodas é mais fácil pelo off-road, por causa dos custos para treinar nas pistas e da disponibilidade de motos adequadas.
A disponibilidade de motos para categorias infantis é farta no mundo off-road, onde recentemente a Yamaha passou a vender a PW50 com aros de 10 polegadas. Essa progressão dos pequenos segue com modelos das marcas japonesas, da KTM e da Husqvarna com aro dianteiro 14 e motores de 65cc, 85cc, 110cc...
Uma solução para a motovelocidade local está chegando pelas mãos do preparador Carlos Martinez, de São Paulo (SP). Acostumado a trabalhar com motos para as pistas pela oficina Target Race, ele aplicou a experiência na Mini GP (nas fotos, pilotada por Leandro Mello).
Para que os custos de produção e manutenção sejam viáveis, todos os componentes são produzidos no Brasil ou comprados de marcas nacionais. Quadro em treliça de aço, peças usinadas de alumínio, rodas aro 12 de scooter Honda e conjunto motor/câmbio 125cc da Yamaha. O acabamento de mesas, balança traseira, pedaleiras e bengalas dianteiras é cuidadoso e de qualidade.
A Mini GP pesa apenas 70 kg e é pequena, com entre-eixos de 1.050mm e altura do assento de 640 mm. Por isso, também é fácil de transportar dentro do carro.
O valor é de R$ 15 mil, equivalente ao da Yamaha PW 50.
Fonte: Revista Duas Rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário